CSA desbanca o Penedense e fica com o título da Copa Alagoas

Camisa 10, Gustavo Xuxa marcou o golaço de falta, que deu a taça ao Azulão, após 4 partidas com Cristian de Souza

Jogadores do CSA com a taça de campeão da Copa Alagoas | Foto: Ailton Cruz

As equipes do Penedense e do CSA decidiram nesta noite de quarta feira (3) o título da Copa Alagoas, no Estádio Alfredo Leahy, na cidade de Penedo. E o Azulão sagrou-se campeão da competição, pela primeira vez em sua história, após vencer por 1 a 0.

Na segunda etapa, Gustavo Xuxa, camisa 10 do CSA, fez um golaço de falta e deu o título que coloca o clube azulado em condição de disputar a seletiva para a Copa do Brasil de 2025, contra o CSE. 

As partidas da seletiva estão previstas para o dia 7, em Palmeira dos Índios, e dia 10, em Maceió. Essas datas são passivas de alteração, devido ao jogo entre CRB e Botafogo-PB, válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste, que está marcado também para o dia 10.

1º Tempo

O CSA deu o toque inicial na partida e com 15 segundos efetuou a primeira finalização, com Lucas Marques. Os primeiros quinze minutos do jogo foram muito brigados, a disputa física entre os atletas prevaleceu e a criatividade para efetuar chances não aparecia.

Juninho Valoura e Sorin em dividida no gramado do Alfredo Leahy | Foto: Ailton Cruz

Apenas aos 19′, em cruzamento de Marcos Antônio, o zagueiro Leonardo conseguiu um cabeceio que assustou a torcida azulina, mas sequer atingiu a meta do goleiro Yuri Sena. O Azulão tentou devolver na mesma moeda, Gustavo Xuxa, aos 21′, cruzou e Marlon tentou um voleio, mas também não acertou a trave do Penedense.

A partida ficou monótona por muito tempo e somente aos 33′ voltou a ter uma chance, quando Xuxa cobrou uma falta do meio-campo, a bola enganou todos os atletas na grande área e, no quique na pequena área, o goleiro Diogo, do Jacaré, efetuou a primeira defesa do confronto decisivo.

Em seguida, aos 36′, o CSA teve uma grande baixa. Juninho Valoura sentiu a coxa direita e acabou dando vaga ao volante Pedro Favela. O primeiro tempo foi marcado por muitos cruzamentos, poucas finalizações e muitos embates no meio-campo.

Partida na primeira etapa foi marcada por muitos cruzamentos e poucas chances | Foto: Ailton Cruz

E, após os acréscimos dados pelo árbitro, de 3 minutos, a primeira etapa terminou aos 48 minutos, com o placar zerado.

2º Tempo

Na volta para a segunda etapa, Jaelson Marcelino promoveu duas alterações no Penedense, com as entradas de Vitor Alagoano e Didinho. Com apenas 5′, Pedro Favela arriscou um belo chute de meia distância e o goleiro Diogo salvou a bola, quase no ângulo esquerdo de sua trave.

Em seguida, aos 7′, o centroavante Vitor Alagoano foi lançado em condição regular, driblou o goleiro Yuri Sena, do Azulão, e finalizou de esquerda, para fora, com a meta azulina completamente vazia. O camisa 14 de Penedo perdeu a chance mais clara da partida, até aquele momento.

O segundo tempo começou muito mais quente do que a etapa anterior. Aos 10′, Buga e Eduardo Biazus se estranharam, após dividida, e começaram uma pequena briga que foi apartada, após a aplicação de cartão amarelo para os atletas.

Em seguida, aos 11′, o CSA chegou na grande área, após bate-rebate. A bola foi lançada para Wellignton Carvalho, que tentou encobrir o goleiro ribeirinho, mas acabou encobrindo a trave do time da casa.

Chegando aos 20′, Marquinhos fez bela jogada pelo lado esquerdo e pediu pênalti, o árbitro Dênis Ribeiro Serafim mandou seguir e, na finalização dentro da grande área, Gustavo Xuxa chutou mal e acabou esbarrando na zaga local.

Gustavo Xuxa autor do gol azulino sendo agarrado | Foto: Ailton Cruz

Aos 22 minutos, o CSA teve uma falta marcada a seu favor, um pouco à frente do meio de campo. O camisa 10 do Mutange, Gustavo Xuxa, cobrou com perfeição e marcou um golaço de falta, que colocou o Azulão à frente no placar. Apenas sete minutos depois, o autor do gol saiu para a entrada do zagueiro Alison.

Dividida aérea entre jogadores de CSA e Penedense | Foto: Ailton Cruz

Já na reta final, aos 33′, Vitor Alagoano dividiu bola na área e, em sua queda, os pedidos de pênalti foram ouvidos em todo o estádio, porém, Dênis Serafim assinalou apenas escanteio. Nos minutos finais o Penedense tentou uma série de bolas na área do CSA, que assustavam a torcida, mas não passavam do goleiro Yuri.

Dênis Ribeiro Serafim assinalou 7 minutos de acréscimos na segunda etapa, tempo que foi de pressão desorganizada do time ribeirinho. Em um dos lançamentos para a grande área, Vitor Alagoano teve mais uma vez a sobra, mas a finalização, novamente, foi para fora. O goleiro do time da capital alagoana fez a famosa “cera” na reta final da partida, e acabou amarelado.

Aos 52′, Dênis Ribeiro Serafim apitou e confirmou o primeiro título da Copa Alagoas do Centro Sportivo Alagoano.

Atletas do CSA comemoram o gol de Xuxa | Foto: Ailton Cruz

Escalações

Penedense: Diogo, Lucas (PH), Kawã, Leonardo, Pedro; Sorin (Palinha), Marcos Antônio (Didinho), Darli (Wallace); Buga, Tesouro e Augusto Neto (Vitor Alagoano).

CSA: Yuri Sena, Lucas Marques, Almir Luan, Eduardo Biazus, Wellington Carvalho, Erik (Kevin); Marlon, Juninho Valoura (Favela), Gustavo Xuxa (Alison); Marquinhos (Marcinho) e Thiago Marques.

Fonte : gazetaweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *