Batman da vida real’: morcego gigante gosta de moradias humanas e tem ritual de acasalamento intenso

O morcego da espécie Acedoron jubatus — Foto: Reprodução/Twitter

Algumas das imagens que você vai ver na matéria parecem até fakes, mas garantimos que não são. Ainda em 2020, viralizaram fotos de um morcego gigante pendurado na área externa de uma casa — na ocasião, milhares de pessoas foram traumatizadas pela figura exótica e assustadora.

O bicho conhecido como raposa voadora gigante de coroa dourada é considerado a maior espécie de morcego do planeta, com envergadura de até 1,7 m. Ao resgatar a história viral, o Daily Star entrevistou recentemente uma especialista para tirar algumas dúvidas sobre o tal morcegão — que rapidamente foi comparado ao Batman, o Homem-Morcego da DC Comics.

“Esta espécie não poderia sobreviver na natureza em nenhum lugar do Reino Unido”, tranquilizou Frankie Hobro, diretora do Zoológico de Anglesey, ao jornal britânico. Esse tipo de morcego, da espécie Acedoron jubatus, vive apenas nas selvas das Filipinas e, infelizmente, está ameaçado de extinção.

“Ele requer temperaturas tropicais para sobreviver e se alimenta de grandes quantidades de figos que não podem crescer aqui”, continuou. Ela acrescentou que essa é a terceira espécie de morcego mais pesada, com cerca de 1,4 kg.

Apesar de não serem falsas, as imagens virais trazem uma perspectiva que pode enganar a respeito do real tamanho do morcegão, apesar de sua envergadura intimidante. “Seu tamanho os torna genuinamente um pesadelo para muitos, mas, na verdade, embora sua envergadura seja grande, o corpo deste morcego é pequeno – mais ou menos do tamanho de um cachorro pequeno”, explicou.

No parágrafo anterior, demos a boa notícia para aqueles que ficariam apavorados na presença de um morcego (ou seja, todo mundo); mas agora vem a ruim: esses Batmans em tamanho reduzido adoram locais com traços humanos. Ou seja, basicamente as nossas casas, ou melhor, as casas dos filipinos.

“Este morcego não foge da atividade humana e pode ser encontrado em florestas perto de vilas ou cidades povoadas, desde que as leis contra sua caça sejam cumpridas e a atividade industrial seja mínima, mas a perturbação e a alta atividade de caça fazem com que esses animais recuem para florestas densamente arborizadas”.

Apesar disso, são bastante inofensivos para os humanos e só se alimentam de figos, frutas e folhas.

Uma última curiosidade é o ritual de acasalamento deles, que tem uma vibe bastante vampiresca e desapegada, digamos assim. “O processo de acasalamento geralmente ocorre à noite, com o morcego macho despertando a fêmea com uma mordida no pescoço para iniciar o coito”, continuou a especialista. “Se a relação sexual ocorrer durante o dia, o macho iniciará o sexo esfregando a cabeça na fêmea. O acasalamento ocorre de cabeça para baixo”.

“Os morcegos são animais promíscuos. Os machos e as fêmeas copulam frequentemente com muitos parceiros diferentes, que muitas vezes não encontram novamente.”

Bom, se um dia um bicho desses invadir sua casa, mande o sinal do Batman para o céu e torça para ser atendido. Ou sirva uma frutinha.

Fonte: Monet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *