De acordo com a PF, investigações apontaram quem eram os grupos que enviavam cocaína para Europa e África por malas irregularmente despachadas ou através do setor de cargas do aeroporto.
A Polícia Federal está realizando na manhã desta quinta-feira (7), em São Paulo, uma operação contra o tráfico internacional de drogas.
São cumpridos 14 mandados de prisões temporárias e 18 de busca e apreensão contra traficantes de drogas que atuam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Conforme a PF, três investigações distintas apontaram quem eram os grupos que enviavam cocaína para Europa e África por malas irregularmente despachadas ou através do setor de cargas do aeroporto.
As investigações apontaram também que parte dos suspeitos é considerada líder do tráfico na região de Guarulhos. “Os traficantes foram identificados em indícios de técnicas investigativas, nas quais grupos de WhatsApp eram formados para organizar o envio da droga”, divulgou a PF.
Até esta quinta-feira (7), foram apreendidos no Brasil e no exterior quase 700 quilos de cocaína. Os países de destino da droga foram Alemanha (578 quilos), Portugal (77 quilos) e Etiópia (37 quilos).
Vídeos mostram trio preso com mala cheia de cocaína
No dia 23 de novembro, o sistema de monitoramento do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a ação dos três homens que foram presos suspeitos de envolvimento em um esquema de troca de bagagem para enviar cocaína ao exterior. Foram apreendidos 40 quilos da droga.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Luiz Alberto Guerra, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os policiais civis perceberam uma movimentação próxima ao balcão de despacho de bagagens no check-in de conexões internacionais, no terminal 2
No local, dois rapazes estavam sentados. Um deles que usava uma camiseta parecida com a de uma empresa aérea conversava com um outro. Os dois pareciam vigiar tanto a entrada do saguão, quanto o balcão à frente, explicou a polícia.
Minutos depois, os dois foram para a calçada que dá acesso ao desembarque. Quando lá chegaram, o rapaz que estava uniformizado fez contato visual com um terceiro, o qual tinha acabado de desembarcar de um veículo com um carrinho.
Os vídeos mostram que o terceiro rapaz aparentemente acompanhava os outros dois. No momento que colocavam a bagagem na esteira para ser despachada, o policial os abordou e prendeu os três.
Ao abrirem a bagagem, eles encontraram 40 tijolos aparentando ser cocaína. A mala tinha etiqueta para a África do Sul.
g1