13 DE DEZEMBRO DE 1939 – Batalha do Rio da Prata, no cenário sul da América do Sul, marca os combates navais no início da II Grande Guerra com a derrota do temível cruzador nazista Graf Spee frente à três belonaves da Marinha Real Brtânica.
Comandado pelo capitão Hans Langsdorff, o Graf Spee aterrorizou o Atlântico Sul desde 30 de setembro daquele ano, quando detonou o cargueiro britânico Clement no litoral alagoano. Ao todo, o cruzador alemão afundou nove navios em dois meses e meio de rapina, enviando para o fundo do mar cerca de 50 mil toneladas.
Langsdorff, apesar de nazista, é considerado um militar exemplar, procurando poupar a vida dos derrotados. No caso do Clement, colocou toda a tripulação do cargueiro em botes salva-vidas e lhes indicou o rumo para alcançar Maceió em segurança.
Depois do confronto com navios de guerra britânicos, ancorado no porto (neutro) de Montevidéu e constatando que as avarias sofridas pelo Graf Spee impediam o cruzador de seguir em combate, o capitão Langsdorff desarmou seu navio e o explodiu na foz do Rio da Prata, para impedir que os inimigos fizessem uso dele. Deixando os marinheiros sob seu comando em segurança, Hans Langsdorff se suicidou num quarto de hotel em Buenos Ayres, em 20 de dezembro de 1939, aos 45 anos.