Paulo Dantas foi reeleito para governar Alagoas pelos próximos quatro anos. O candidato do MDB venceu as eleições em segundo turno no Estado com 52,42% dos votos com 98,14% das urnas apuradas, neste domingo, 30 de outubro, e teve a confirmação do resultado por volta das 19h25. O adversário Rodrigo Cunha, do União Brasil, teve 47,58% dos votos.
No primeiro turno, Dantas havia conseguido 708.984 votos e teve a maioria da preferência dos alagoanos. Ele foi seguido pelo senador licenciado Rodrigo Cunha, que obteve 407.220 votos. Durante a disputa do segundo turno, o atual governador sempre apareceu na frente do oponente nas pesquisas eleitorais.
Quem é Paulo Dantas – Nascido em Maceió, Paulo Dantas foi criado no Sertão. É formado em Administração e produtor rural. Foi prefeito de Batalha por dois mandatos e em 2018 foi eleito deputado estadual. Em 2022, foi eleito governador de Alagoas, aos 43 anos de idade, após a “eleição tampão” realizada depois da saída de Renan Filho, também do MDB, para concorrer ao Senado Federal.
Paulo Dantas é filho do ex-deputado Luiz Dantas e esposo da atual prefeita de Batalha, Marina Dantas, com quem é casado há 26 anos e tem duas filhas.
Operação e afastamento – No decorrer da campanha de outubro, Paulo Dantas chegou a ser afastado do Governo por decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz, após ser alvo da Polícia Federal na Operação Edema, que investiga o uso de funcionários fantasmas e desvios de recursos na Assembleia Legislativa de Alagoas quando ainda era deputado estadual.
Porém, na última segunda-feira, 24, quase duas semanas depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu Dantas ao cargo, por meio de duas decisões assinadas pelos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.
TNH1