Depois de vetar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o presidente Michel Temer vai afastar temporariamente quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
O afastamento terá prazo inicial de 15 dias e inclui os vice-presidentes Antônio Carlos Ferreira, Deusdina dos Reis Pereira, Roberto Derziê de Sant’Anna e José Henrique Marques da Cruz. Em 15 de dezembro do ano passado, o MPF encaminhou à Casa Civil uma recomendação para trocar todos os 12 vice-presidentes da Caixa.
A justificativa está no fato de, entre os vice-presidentes, existirem investigados em operações da Polícia Federal. Além disso, o MPF cita a relação de alguns desses executivos com o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima, ambos presos por denúncias de corrupção.
Na semana passada, a Casa Civil da Presidência da República havia argumentado que trocar executivos do banco, bem como outras medidas indicadas pelo MPF, “não são atribuições institucionais deste ministério”. Através de nota, a Caixa informou que cumprirá a decisão do presidente Michel Temer.