As discussões para formação de chapa majoritária e proporcional na maioria dos 102 municípios vão acontecer a partir de março. Ainda não há um calendário definido. Mas o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros reservam tempo nas agendas administrativas deles para análises da conjuntura política e de possíveis candidaturas majoritárias. As conversas com lideranças partidárias ocorrem de forma discreta e nas visitas que o governador tem feito pelo interior.
“É natural que o maior partido político do Estado queira disputar as prefeituras de Alagoas com candidaturas próprias”, repetem as duas maiores lideranças do PMDB. Eles reconhecem também que em determinados pontos do Estado o partido deverá fazer composição e ceder as cabeças de chapas para outras siglas do bloco de aliança que ajudou a eleger Renan Filho, governador.
No caso da disputa pela Prefeitura de Maceió, o PMDB não descarta nenhuma possibilidade. Pode fechar aliança com o PDT que tem no coordenador da bancada federal Ronaldo Lessa um possível candidato. Lessa, por sua vez, tenta construir um chapão mesmo sabendo da dificuldade em estabelecer consenso.
