https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Encerrando as festividades de comemoração dos 428 anos de fundação do município e 192 anos de nascimento de Deodoro da Fonseca, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, homenageou 10 personalidades na primeira edição da entrega da Comenda Municipal do Mérito Dona Rosa da Fonseca. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (05), no claustro do Convento de São Francisco, no Centro Histórico.

A Comenda Rosa da Fonseca foi entregue a 10 pessoas que fizeram história ou estão contribuindo de alguma forma no desenvolvimento da cidade. Em sua primeira edição, a entrega da honraria recebe o nome de Dona Rosa da Fonseca, homenagem a deodorense ilustre e a Patrono da Família Militar. O nome escolhido para a honraria teve um significado especial, como explicou o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau.

“Num único dia dois fatos tão importantes para nosso povo, para nossa história. Marechal Deodoro é terra de gente forte e batalhadora. Forte como Dona Rosa da Fonseca, mulher de fibra, de coragem, que ensinou a servir, servir com presteza. Hoje temos a honra de homenagear personalidades que tanto contribuem para o nosso desenvolvimento. Ao rememorar Dona Rosa estamos fazendo justiça as mulheres deodorenses, que possam se espelhar nessa figura que jamais esmoreceu nos momentos de dor e tristeza”, afirmou o prefeito.

O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, foi um dos homenageados com a comenda. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual agradeceu ao prefeito Cacau pela condecoração e o parabenizou pela escolha do nome de Rosa da Fonseca para a Comenda.

“Na batalha de Tororó, quando Rosa da Fonseca recebeu a mensagem [da morte de três de seus filhos] ela disse que iria chorar a morte só amanhã, pois naquele dia ela iria comemorar a vitória da nação. Isso não são palavras de uma mãe comum, e sim de uma mãe que merece de ter o seu nome como principal medalha do povo deodorense. Nisso eu queria parabenizar o prefeito Cacau pela iniciativa”, disse o governador.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Walter Avelino, o deputado Estadual Davi Maia, autoridades municipais, secretários estaduais e municipais, vereadores, funcionários públicos e sociedade civil.

Após a comenda, a noite foi encerrada com shows artísticos no Cais da Lancha, Centro Histórico.

Receberam a Comenda Dona Rosa da Fonseca:

 

 

 

 

 

 

– José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, governador do Estado Alagoas.

 

 

 

 

 

 

– Alfredo Gaspar De Mendonça Neto, procurador Geral do Estado de Alagoas.

 

 

 

 

 

 

– Fabiola Melo Feijão, Juiza Titular da Comarca de Marechal Deodoro.

 

– Paulo Domingos De Araújo Lima Júnior, secretário de Estado de Segurança Pública.

 

 

 

 

 

 

– Eleuza Galvão Rodas, professora deodorense.

 

 

 

 

 

 

– Joseneide Pereira Oliveira, presidente da Cooperativa do Óleo de Marechal Deodoro.

 

 

 

 

 

 

– José Manuel Marques Cruz, empresário do Polo Industrial.

 

 

 

 

 

 

– Everaldo Sibaldo Miranda, empresário deodorense.

 

 

 

 

 

 

 

PMMD