https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O medo é inerente a qualquer ser vivente, mas, em si falar da condição humana, é uma das coisas necessária para a proteção e perpetuação da nossa espécie.

Diante do medo nosso corpo se prepara para uma luta ou uma fuga, com o corpo inteiro cheio de adrenalina ate o sangue some de qualquer semblante para preparar-se para uma rápida ação física, mas e agora nesse momento onde não existe de nenhuma maneira quaisquer coisa que venha a me fazer sentir-se assim, como faço pois o que sinto vai além de minha capacidade de compreensão, e como também não há algo que explique tais sintomas em meu corpo, o que isso que me invade, que não me deixa ser realmente “EU”.

Sinto tantas coisas ao qual não seu explicar são ao mesmo tempo sentimentos, emoções e reações físicas tais como; medo; tremores; abalos musculares (tremores); sudorese intensa (suor, principalmente na face ou cabeça); dor oi desconforto no peito; taquicardia (ritmo cardíaco acelerado); calafrios; sensação de tontura; sensação de irrealidade; medo de morrer.

Assim sinto-me, e assim sentem-se várias pessoas acometidas da SÍNDROME DO PÂNICO, onde pode ser apenas um episódio ou, há uma cristalização do mesmo.
Segundo o DSM-IV-TR,* um ataque de pânico é um período inconfundível, de imenso medo ou terror, no qual quatro ou mais dos sintomas acimas citados estão presentes de forma abrupta, o ataque atinge seu ponto mais alto (pico) em 10 minutos e costuma se estender por aproximadamente 40 minutos.

De forma sucinta o nome pânico foi adaptado do grego PANIKON e derivado do nome do Deus PÃ, figura mitológica grega, divindade das montanhas e das florestas, protetor de pequenos animais, pastores e calçadores, apesar de ser travesso, galanteador e de sempre empunhar uma flauta feita de caniços do brejo, era rejeitado pela sua feiura. Metade homem e metade animal, com chifres, patas e pelos de bode, PÃ aterrorizava as pessoas com suas aparições inesperadas. Desta forma a palavra “PÂNICO”, o terror infundado ou repentino.

SÉRGIO MARQUES DE OLIVEIRA SANTOS
PSICOLÓGO CLÍNICO
PÓS GRADUANDO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E SAÚDE MENTAL
(82) 996193391