https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A cidade de Marechal Deodoro é rica em cultura e história, e um de seus grandes potenciais é a beleza dos seus casarios e prédios históricos. Com o foco na apropriação e valorização do patrimônio deodorense, a Prefeitura de Marechal Deodoro está desenvolvendo jogos de educação patrimonial para serem implantados nas escolas municipais.

Idealizado pela Superintendência de Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura e Conservação do Patrimônio Histórico, os jogos tem o objetivo de instruir, educar e incitar a população a ter maior apropriação ao patrimônio arquitetônico da cidade.

O principal produto é o “Passeio pelo Centro Histórico”: um jogo de tabuleiro em que os jogadores percorrem toda a cidade pulando de “casa em casa” e conhecendo os principais pontos turísticos de Marechal Deodoro. O circuito começa pela Igreja do Senhor do Bonfim, em Taperaguá, e finaliza no antigo Mercado do Peixe, no Centro Histórico. Prédios históricos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Museu de Arte-sacra Dom Ranulpho e Museu Casa de Marechal Deodoro fazem parte do passeio.

O programa de Educação Patrimonial do município está incluso ao projeto de Revitalização do Centro Histórico, como explica o arquiteto do município, Jorge Henrique.

“O projeto de revitalização do Centro Histórico é macro. Ele envolve embutimento de fiação, troca de pavimentação, melhoria de calçada, fachada, drenagem de água pluvial, entre outros. E aliado a isso, vamos ter sinalização turística, e a educação patrimonial, onde está incluso as iniciativas dos jogos. É importante colocar na cabeça das pessoas o quanto é importante cuidar, se apropriar e multiplicar essas ideias”, afirmou.

O projeto ainda está sendo desenvolvido e será implantado em quatro escolas municipais do Centro Histórico, podendo ser estendido para as outras unidades educacionais, trabalhando com crianças e jovens do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano.

Os jogos serão apresentados a comunidade na próxima edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR), que deve acontecer em Outubro desta ano.

As atividades de Educação Patrimonial do município estão sendo chefiados pela arquiteta Dra. Josemary Ferrare, que também participou do dossiê para processo de tombamento federal de Marechal Deodoro, em 2006. Atualmente, a arquiteta também está inserida no projeto de registro nacional da singeleza, renda própria do município.

 

 

PMMD