https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Em pleno dia do Meio Ambiente, um marco histórico para o município. Após um trabalho intensivo de formação e capacitação, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, assinou a ordem de contratação da Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR) para realizar o trabalho de coleta seletiva do município. O feito aconteceu na manhã desta quarta-feira (06), na Secretaria de Meio Ambiente, durante o lançamento da campanha de Coleta Seletiva.

Desde o fechamento do lixão, em 2017, a prefeitura de Marechal Deodoro iniciou um trabalho de capacitação, preparo e formação de uma cooperativa com os catadores de lixo que sobreviviam e residiam no antigo espaço de despejo. Com pouco mais de dois anos de sua formação, a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro foi contratada pelo município para realizar o trabalho de coleta seletiva na cidade.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da emoção de contratar a COOPMAR após tantos desafios encontrados no início da gestão. Cacau também garantiu os investimentos na educação ambiental como forma de preservar a cidade.

“Passa filme na cabeça. Aqui em Marechal Deodoro vocês tem um prefeito que levanta a bandeira do Meio Ambiente. Eu estive lá, fechando o lixão e dando minhas palavras para vocês, agora estou aqui, cumprindo com minhas promessas. Essa é minha missão! Eu tenho investido bastante na educação ambiental para que as crianças possam levar para casa a importância de preservar o meio ambiente”, afirmou.

Emocionado, o presidente da COOPMAR, Jefferson da Silva Reis, garantiu os esforços dos cooperadores e falou do reconhecimento da profissão.

“Hoje, a COOPMAR nos dar muito mais condições de viver. Passamos por muitas dificuldades, mas não chegaríamos aqui sozinhos. Muitos não acreditavam, mas foi todo um processo que a gente chegar até aqui. Queria agradecer o apoio de todos, porque comparando a realidade do lixão, hoje a gente vive mil maravilhas, e hoje a gente pode mostrar que catador é uma profissão sim”, expôs.

A solenidade contou com a presença dos Procuradores do Trabalho, Dra. Adir Abreu e Dr. Rafael Gazaneo; do deputado Estadual Davi Maia; do vice-presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Afrânio Farias; da representante da Braskem, Renata Amorim; e das empresas Mãos Verdes, ANCAT; SEBRAE; SESCOOP; Movimento Catadores; COOPREL; COOPLUM; COOPVILA e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

CONTRATO

A partir de agora, a COOPMAR irá realizar o serviço de coleta, processamento e comercialização dos resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, além de um trabalho de educação ambiental em todo o município. Desde a sua fundação, a instituição já vinha desenvolvendo um trabalho social e recolhimento de resíduos nas escolas, pontos comerciais e industriais, sendo agora, contratada para o serviço.

De acordo com o contrato, a empresa contratada terá metas a serem alcançadas. Nos seis primeiros meses, a contratante receberá o valor de quase 46 mil reais para a coleta de, no mínimo, cinco toneladas no primeiro mês; 10 toneladas no segundo mês; 15 toneladas no terceiro mês; e 20 toneladas em cada os últimos três meses.