https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Instituição explicou que pagamento pode ser retomado caso recursos sejam liberados pelo governo federal

O corte de verbas da educação anunciado pelo governo federal já começou a refletir no dia a dia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Pelo menos é o que sugere a alteração de um edital de seleção para monitorias no Campus Marechal Deodoro, que foi retificado nesta sexta-feira (31). A principal mudança é a suspensão dos pagamentos de bolsas aos estudantes, que, agora, deverão desempenhar atividades de forma voluntária.

Normalmente, estudantes monitores recebem uma bolsa mensal de R$ 400 para exercer as atividades. De acordo com o edital, os pagamentos podem ser reativados em caso de liberação de recursos. A instituição de ensino informou que a medida faz parte de uma readequação no orçamento devido ao contingenciamento de recursos.

Monitoria melhora o ensino

O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinadas disciplinas recebem bolsas para ajudar colegas em dificuldades. No horário contrário ao das aulas, esses monitores ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos participantes.

Segundo a nota divulgação pelo Ifal de Marechal Deodoro, além de reduzir os índices de reprovação e evasão escolar entre os participantes, as monitorias enriquecem o conhecimento dos estudantes monitores, que normalmente têm exito em olimpíadas nacionais de conhecimento e saem da escola capacitados acima da média nas disciplinas que orientam.

No Campus Marechal Deodoro, o programa ganhou sala nova em 2018, exclusiva para o atendimento das monitorias. Também foi realizada a campanha “Vem Pra Monitoria”, buscando atrair cada vez mais estudantes dos cursos técnicos diurnos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, como também estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 

 

Gazetaweb