https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Foi lançada, nesta terça-feira (2), em Maceió, a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também traz a CNH Digital e dispensa a necessidade de andar com a versão em papel.

A solenidade de lançamento foi realizada na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL), em Maceió, e contou com a participação do presidente do órgão, Adrualdo Catão, e do governador Renan Filho (MDB).

O CRLV digital tem a mesma validade e traz as mesmas informações do documento em papel. Para acessá-lo, basta baixar ou atualizar o aplicativo da CNH Digital, disponível para Android e iOS.

 

Depois, ao acessar a opção correspondente ao documento, é preciso informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV, antigo DUT).

O documento digital está disponível apenas para os motoristas que estejam com o pagamento do licenciamento 2018 em dia. O acesso a ele é protegido por senha de quatro dígitos, exigida para o login na CDT, ou pela impressão digital.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido durante fiscalizações para saber se há alguma falsificação. A obtenção do CRLV e da CNH Digital é feita totalmente pela internet, sendo desnecessário o comparecimento a qualquer posto de atendimento do Detran.

Alagoas é o 13º estado do país a oferecer a versão eletrônica do CLRV. Os demais têm até o dia 30 de junho pra fazê-lo, segundo a Resolução nº769/2018 do Conselho nacional de Trânsito (Contran).

“A ideia é diminuir a necessidade de o cidadão se deslocar até o Detran. Dessa forma, ele poupa tempo. Essa é a nossa meta e, aos poucos, estamos eliminando a burocracia para facilitar a vida do nosso usuário”, explica o presidente do Detran, Adrualdo Catão.

G1/AL