https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Motivo da saída vai de residência médica em outros estados a proposta melhor de salário, informa coordenadora do programa

evantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (4) revela que 28 profissionais deixaram o programa Mais Médico em Alagoas. O número representa 22% das 127 vagas deixadas em aberto com a saída dos médicos cubanos do programa, em novembro do ano passado.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, Penedo foi o município com a maior desistência, com quatro profissionais que deixaram o Mais Médicos. Em seguida, aparecem Igreja Nova e União dos Palmares, com duas desistência, cada. 

Na tarde desta quinta-feira, a coordenadora do Mais Médico em Alagoas, Ivana Pitta, informou que a desistência ocorreu por vários motivos, como saída do profissional para fazer residência médica em outros estados, não adaptação ao município para onde foi selecionado e uma proposta com salário maior, entre outros.

Apesar de a desistência dos profissionais do programa deixar a população desassistida temporariamente, Ivana Pitta acredita que um novo edital do Ministério da Saúde irá sanar o problema em tempo hábil. 

“Claro que isso prejudica a população [atendida por esses profissionais] e os próprios gestores [dos municípios onde as vagas estão em aberto], mas eles estão saindo por vontade deles”, ressalta a coordenadora.

Em todo o País, segundo o levantamento do governo federal, 1.052 profissionais com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil saíram do Programa. O número representa 15% das vagas deixadas com a saída dos médicos cubanos do Mais Médicos.

Em nota enviada à Gazetaweb, o Ministério da Saúde informou que as vagas poderão ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais ainda em análise pelo Ministério da Saúde. 

“Sobre os 1.397 médicos brasileiros com CRM fora do país, eles finalizaram o módulo de acolhimento na semana passada e iniciaram a atividade na unidade de saúde nesta semana”, informa o órgão.

 

Gazetaweb