https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Com prazo de execução em até 14 meses, a obra está orçada em 6,1 milhões de reais proveniente do Governo Federal em convênio com o município. 

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, junto do Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Alagoas, Mário Aloísio, autorizou o início da obra de requalificação do Largo de Taperaguá. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (02), em frente à Igreja do Senhor do Bonfim.

Mais um momento marcante para a conservação do Patrimônio Histórico do município. Com prazo de execução em até 14 meses, a obra está orçada em 6,1 milhões de reais proveniente do Governo Federal em convênio com o município. O projeto foi idealizado e produzido pela Superintendência de Patrimônio Histórico do município, avaliado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Agora, os moradores do bairro de Taperaguá vão poder contar com um espaço totalmente revitalizado e de qualidade. O novo Largo de Taperaguá contará com uma academia ao ar livre, quadra de esportes, espaços para receber ônibus de turismo, playground, quiosques, além de mobília pública e toda uma estrutura que irá comportar os eventos do município.

O Superintendente do IPHAN em Alagoas, Mário Aloísio, apontou a atual parceria da Prefeitura de Marechal Deodoro com o IPHAN como o percursor para o andamento da obra.

“É uma questão que vem sendo trabalhada há muito tempo. Esta obra já chegou a ser iniciada duas vezes em outra gestão, e agora, só foi possível pela colocação enorme da Prefeitura com o IPHAN”, disse.

Mário Aloísio ainda falou da importância de Taperaguá para a história de Alagoas da cidade de Marechal Deodoro, por ser a primeira região de povoamento do município, e definiu o feito em dois significados, um deles, “Resgate Histórico”.

 

“Hoje, um grande passo é dado. Esta obra tem dois significados muito importantes. O primeiro é o resgate histórico: Taperaguá se insere na história de Marechal Deodoro como primeiro povoado, se insere na história de Alagoas como o início do povoamento do Estado, mas existe um outro, que é o benefício para a população: é uma reivindicação antiga da comunidade, que precisava deste trabalho”, afirmou.

Já o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou do compromisso com povo da cidade a reafirmou a importância do bairro de Taperaguá para a história do município.

“Compromisso dito, tem que ser cumprido. Agora vamos mudar a história de Taperaguá. Tudo começou por aqui, e quando você olha, não tinha o respeito necessário com a comunidade e com a história de Marechal Deodoro. Hoje voltamos nesta comunidade para dizer que vamos iniciar esta obra, tão aguardada. Umas das maiores obras deste governo. Para que a gente possa elevar a autoestima da comunidade e fortalecer o turismo.