https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Para aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam na Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e condutores socorristas participaram de um treinamento em imobilizações. O curso aconteceu nesta quarta-feira (13), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, no bairro Farol.

Durante a capacitação, a parte prática contou com simulações de imobilização da coluna cervical e dos membros superiores e inferiores. Já na parte teórica, o conteúdo repassado focou nas particularidades referentes à imobilização de crianças e idosos.

Segundo Tatiana Almeida, enfermeira do Samu Maceió e instrutora do NEP, os assuntos abordados no treinamento servem para nivelar o conhecimento técnico dos socorristas. “Imobilizações são feitas principalmente em acidentes com grandes traumas e as técnicas devem ser treinadas constantemente, porque nossos profissionais estarão devidamente preparados para desempenhar as atividades, trazendo maior agilidade no serviço”, destacou.

Ainda no decorrer do treinamento, os profissionais tiveram acesso a todos os equipamentos necessários para realizar uma imobilização da coluna, a exemplo de colar cervical, prancha rígida, tirante aranha, imobilizador de cabeça, prancha a vácuo. Para a imobilização dos membros inferiores e superiores, foram utilizadas talas flexíveis e ataduras.

O condutor socorrista Jaciel Silva, da Base Descentralizada de Porto Calvo, participou do curso e ressaltou a iniciativa, pela oportunidade de aprimorar os conhecimentos, tirar dúvidas e trocar experiências com os colegas. “Precisamos estar afinados com essas técnicas de imobilização, porque utilizamos em nossa rotina, já que atendemos muitos acidentes de moto”, salientou.

As próximas turmas do curso de imobilizações aconteceram nos dias 20 e 22 de março.