https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Os números, divulgados nesta terça-feira, pelo Paraná Pesquisas, confirmam duas premissas indiscutíveis.

– A primeira é que Rui Palmeira, para o inferno da oposição (a ele), segue vacinado contra os ataques e fake news. O prefeito tem seu governo aprovado por 59,2% dos maceioenses, contra 36,8%, que desaprovam. 4% não opinaram. Os números estão dentro da margem de erro das pesquisas divulgadas no período eleitoral, das eleições 2018. Vale lembrar que Rui foi alvo das missões Rui 1, Rui 2, Rui 3, Rui 4, Rui 5 e Rui 6, quando um exército fake bombardeou as redes sociais e os grupos de Whatsapp. Seis meses depois o prefeito, mesmo com uma série de manobras políticas para inviabilizar obras estruturantes, mantém o mesmo percentual de aprovação.  

– A segunda, aos olhares do cientista político Aellison Batista, do Vozes Pesquisa e Estratégia, confirma que qualquer amostra, a mais de um ano das eleições municipais, não traduz intenção de voto, apenas escancara o recall do pleito anterior. Neste caso, ponto para o senador Rodrigo Cunha e o deputado federal JHC, protagonistas da chamada NOVA POLÍTICA. 

A opinião do estrategista do Vozes está confirmada nos números da pergunta espontânea, Se as eleições para Prefeito(a) de Maceió fossem hoje, em quem o Sr(a) votaria? 69,0% disseram não saber e 15,3%em ninguém.

Nesta mesma pergunta a surpresa é a liderança de Rui Palmeira (que, reeleito, não poderá ser candidato a prefeito novamente). Sozinho, Rui aparece com 8,2%, número maior que todos os demais nomes lembrados, inclusive de Renan Filho, que aparece com 1,4%, também abaixo de JHC (1,7%) e Cícero Almeida (1,6%). Rodrigo Cunha, que já solicitou a retirada do seu nome das próximas amostras, teve 1% das intenções. Ronaldo Lessa (0,5%), Kelmann Vieira (0,2%) e todos os outros nomes citados 1,1%.

Ou seja:
Os números do confiável Paraná Pesquisas confirmam o que a turma política comenta: Rui Palmeira será o fiador para eleger o sucessor. Seu nome preferido é Eduardo Canuto, agora secretário de Governo, para ter mais visibilidade e participação nas ações da Prefeitura.  

O paraná Pesquisas ouviu 806 eleitores, entre os dias 13 e 17 de março. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais.

Próxima análise será sobre os números dos cenários estimulados, onde com e sem Rodrigo Cunha.