https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Nova tentativa do governo vai usar médicos brasileiros formados no exterior; profissionais devem chegar ainda este mês

enos de um mês após o anúncio do Ministério da Saúde de que todas as vagas do programa Mais Médicos estavam preenchidas, mais de 20 profissionais já abandonaram o programa em Alagoas. A informação é da coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita, que conversou com a Gazetaweb nesta terça-feira (12).

Segundo ela, os médicos até se apresentaram nos municípios, mas, por diversos motivos apontados pelos profissionais, eles desistiram. “Alguns passam na residência, outros estão sendo chamados pelo Exército, outros não gostaram”, explicou.

De acordo com Ivana, as desistências dos médicos têm sido o grande problema do programa atualmente. “A gente precisa que eles assumam as vagas em aberto. As pessoas não podem ficar nesse rodízio de tantos médicos”, pondera.

A coordenadora conta que aguarda agora que cheguem entre 20 e 25 médicos brasileiros que estudaram medicina no exterior e iniciaram nessa segunda-feira, 11, em Brasília, um treinamento para atuar no Brasil. Ao todo, cerca de 1.400 profissionais começaram este treinamento.

A expectativa, segundo Ivana Pita, é de que entre os dias 28 e 29 deste mês de março, estes médicos já comecem a atuar nas cidades de Alagoas. Os problemas com o programa começaram quando o novo governo federal decidiu mandar embora os médicos cubanos e de lá pra cá não conseguem que médicos brasileiros assumam os postos nos municípios alagoanos e fiquem nos postos de trabalho.

 

 

Gazetaweb