terça-feira, 16 de julho de 2019
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

Barragem da Vale eleva estado de risco e sirenes são acionadas

A sirene do sistema de segurança da barragem da mina da Vale de Gongo Soco, em Barão dos Cocais, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, foi acionada na noite desta sexta-feira, 22, conforme informações da prefeitura. Em nota, o município afirmou que “por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM)”, o nível de alerta da barragem passou para 3. A Prefeitura afirma não haver risco de rompimento.

“A informação que temos até o momento é do toque protocolar das sirenes do Gongo, mas sem sinais de rompimento. A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta. Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária”, afirma a nota.

Ainda não há informações sobre retirada de moradores de áreas próximas à barragem nesta noite.  Em 8 de fevereiro, 500 pessoas foram retiradas de suas casas durante a madrugada por depois de empresa de consultoria negar declaração de estabilidade à estrutura.

Alerta

O alerta ocorre cerca de dois meses após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, que deixou ao menos 209 mortos. A tragédia – precedida pelo rompimento de uma barragem de rejeitos em Mariana, em 2015, quando houve 19 mortes – levou apreensão a diversas cidades onde há estruturas semelhantes.

Nesta semana, cerca de 125 moradores nas regiões de Ouro Preto e Nova Lima, respectivamente na região central e metropolitana de Minas, começaram a ser retirados de suas casas por risco de rompimento de represas da Vale.

 

Fonte: Notícias ao Minuto

Sobre WebRádio Juventude

Verifique isso

Bombeiros salvam quatro turistas vítimas de afogamento na Praia do Francês

Segundo major do Corpo de Bombeiros, mar na região está mais agitado; turistas foram atendidos …