https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

“O ato de aprender a relaxar é uma prática tão importante que deveria ser matéria obrigatória em todas as salas de aula…”

 

Fonte www.saudedica.com.br

A insônia é um distúrbio conhecido por causar problemas para dormir ou manter o sono. Algumas pessoas com insônia têm como resultado final uma noite mal dormida, o que não permite à pessoa sentir-se revigorada quando acorda pela manhã.

As causas são diversas podendo ser simplesmente um efeito colateral do Stress, alimentação inadequada, ou até uma patologia mais séria. Com a persistência dos sintomas, uma consulta a um especialista deve ser considerada. 

Antes da consulta ao especialista algumas dicas, caso sejam seguidas com disciplina e atenção, poderão ajudar de modo significativo em uma representativa parte dos casos.

Dica 1:

Mantenha o quarto livre de desordem e distrações. Tenha certeza que você tem a cama e colchão adequado para as suas necessidades, uma vez que o corpo terá dificuldades para relaxar, especialmente a musculatura cervical, principal responsável pelo equilíbrio da tensão em ombros, pescoço e cabeça.

Dica 2:

Uma vez na cama evite assistir televisão ou navegar na internet com celular ou computadores portáteis, comer, trabalhar, ou qualquer outra atividade que não esteja associada com relaxamento. Evite dormir com a TV ligada, pois sua mente ficará alerta dificultando o desligamento do cérebro. Se fizer leituras deitado, leia apenas livros prazerosos.

Dica 3:

Use o método do “recondicionamento”, para associar a cama apenas com o sono. Se você sentir que não consegue dormir, levante da cama e vá para outro cômodo da casa, de modo que só possa associar a cama com sono.

Dica 4:

Estabeleça um rito contínuo para dormir e acordar. Seu corpo vai criar um relógio para suas atividades. Uma boa maneira de criar esse rito é definir um horário regular para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana e feriados. Embora a média ideal de sono seja de oito horas, essa necessidade varia de um indivíduo para outro; observe e respeite o seu ritmo.

Dica 5:

Um cochilo à tarde pode fazer com que dormir à noite seja ainda mais difícil. Cochilos “extras” no final de semana também podem acabar com seu ciclo de sono e piorar a insônia no meio da semana. Essa regra não se aplica ao ciclo das “sestas”, que é aquele cochilo rápido, nunca maior que 20 minutos, que por vezes ocorre após o almoço. Esse favorece a digestão e contribui para a eliminação do stress matinal do corpo.

Dica 6:

Reduza ou elimine seu consumo de cafeína durante a tarde e à noite. Outras fontes ricas em cafeína, tais como chocolates, refrescos a base de cola, guaraná, mate, chá-preto e derivados, deverão ser evitados. Ao invés disso, prefira um chá de Capim Cidreira, Camomila ou Canela, já que são comprovadamente relaxantes naturais. Se resolver adoçar prefira adoçantes à base de Stevia, uma vez que o açúcar refinado e até o mel fermentam no estômago, o que dificulta ainda mais o sono.

Dica 7:

Evite fazer uso de bebida alcoólica, principalmente próximo ao horário de dormir. Está comprovado que o Cigarro também piora a insônia para quem já tem, ou causa em quem ainda não tem.

Dica 8:

Faça algum exercício durante o dia, mas nada de práticas exaustivas antes de deitar, ou você vai ficar “aceso”.

Dica 9:

Comer demais ou comer muito pouco antes de dormir pode perturbar seu sono. Faça sua última refeição do dia pelo menos duas horas antes de pretender deitar – o ideal seria 3 horas.

Dica 10:

Tente livrar sua mente de distrações e problemas e fazer alguma atividade relaxante e prazerosa, como assistir um filme suave, ouvir uma música agradável, ou fazer uma leitura. Músicas do gênero “New Age” ou instrumentais são importantes aliadas para se conseguir um relaxamento apropriado para o descanso.

As dicas podem ser extremamente úteis, mas relembrando que não substituem o papel do seu Médico.

Fonte: mundosimples.com.br