https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo, isso ninguém tem dúvidas.

 

Uma boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Os nossos ancestrais já sabiam que o alimento é o melhor remédio podendo curar várias doenças, sejam consumidos nas refeições ou como remédios sob diversas formas de preparo.

Hoje os estudos científicos permitem afirmar que o principal fator de uma boa saúde é o equilíbrio na dieta. Nosso objetivo é abordar e discutir diversos assuntos relacionados à alimentação saudável a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimentos dos educadores sobre o tema.

Os alimentos

Alimentos são todas as substâncias sólidas e líquidas que, consumidas, são processadas servindo para formar e/ou manter os tecidos do corpo, regular processos orgânicos e fornecer energia.

Atenção para as falsas dietas, pois não existem alimentos perfeitos, ou seja, nenhum alimento possui todos os nutrientes que possam regular, construir ou manter os tecidos e fornecer energia para nosso corpo. Também existem alimentos que só nos fornecem calorias vazias, que se transformam apenas em energia após sua digestão, como é o caso das bebidas alcoólicas e refrigerantes.

O que são nutrientes

Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Também podemos dizer que os nutrientes são os produtos dos alimentos depois de degradados.

Podemos afirmar que os nutrientes só serão absorvidos pelo nosso organismo após a digestão dos alimentos. Assim, os alimentos são digeridos para que os nutrientes sejam absorvidos, ou seja só após a ingestão dos alimentos é que os nutrientes chegam ao intestino e, daí, passam para o sangue, agindo sobre o organismo).

O que é caloria

A caloria é a unidade de calor usada na Nutrição. Esta unidade de calor é a medida de energia liberada a partir da “queima” (digestão) do alimento e que é então utilizada pelo corpo. Cada nutriente fornece diferentes quantidades de energia (caloria). Quanto maior for a variedade de nutrientes que um alimento tiver, maior será o seu valor nutricional (equilíbrio entre qualidade e quantidade).

Todos os nutrientes são essenciais e cada um deles apresenta um papel fundamental para o organismo. Assim, nenhum nutriente é mais ou menos importante que o outro. Todos eles são necessários para garantir a nossa saúde.

Dieta colorida

Para garantir uma alimentação rica em diversos nutrientes, especialmente em vitaminas e minerais, é só ter uma dieta colorida, isto é, com frutas e verduras de cores diferentes. Só para exemplificar: as frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A e os vegetais verde-escuros são fontes de ferro. É importante ainda consumir frutas e verduras da estação. Além de serem mais baratas, elas são mais nutritivas na época da safra.

Vegetais como alface, berinjela, chicória, beterraba, cenoura, chuchu, mandioca, batatas doce e inglesa, cará, inhame, milho verde e grande parte das demais hortaliças apresentam época de safra durante todo o ano.

O que é alimentação saudável

Para se ter uma alimentação saudável o importante é ter uma dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.

Princípios da alimentação saudável

■Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.

■ Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.

■ Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.

A importância de seguir a pirâmide alimentar

Essa pirâmide é um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade. Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente.

 

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br