https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

No Brasil tem sido assim há décadas: as tragédias anunciadas se materializam, mudando a vida e a rotina das comunidades afetadas

Os casos são muitos, mas vale destacar o que acontece nos municípios onde as cidades são banhadas ou cortadas pelo Rio Mundaú, como São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo.

Quantas enchentes, quantas famílias vendo a água levar móveis, carros, até deixar as paredes no chão e famílias enlutadas. Tem sido assim desde 1969, quando a primeira grande enchente destruiu boa parte da cidade de São José da Laje, matando mais de mil pessoas.

2000 e 2010 também protagonizaram enchentes cada vez mais fortes e destrutivas, fruto da expansão imobiliária desordenada e, na maioria dos casos, da inexistência do saneamento básico.

Tragédia anunciada
Em 2010, depois dos seguidos avisos, apelos e recomendação da Defesa Civil Estadual, nenhum município da região do chamado Vale do Mundaú tinha Defesa Civil Municipal pronta para agir. Naquele ano choveu forte em Pernambuco, deixando a capital e 15 municípios em situação de alerta máximo. Em Alagoas foram 14 municípios atingidos. 

Para os moradores do Vale do Mundaú havia o aviso da possibilidade de rompimento de uma represa na cidade de Correntes (PE). As rádios da região noticiavam a possibilidade de rompimento e consequente catástrofe, mas a maioria dos moradores, acostumados aos alertas falsos (cheias menores) só decidiam deixar suas casas no momento limite. Em 2010 não deu. A represa não suportou, a chuva não deu trégua e o pior aconteceu. A cidade de Branquinha foi destruída pela água e dois toneis de álcool da Usina Laginha, que se desprenderam e também destruíram casas e uma rua completa em Murici. Desta vez também não deu tempo para que todos saíssem a tempo. Além de todos os pertences, vidas também se foram, com alguns corpos nunca encontrados. Naquele mesmo ano Rio Largo também conheceu seu pior momento.

8 anos e meio depois 
É aí onde vem a lição para os moradores do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro e Mutange. Após a tragédia de 2010 a Defesa Civil condenou trechos próximos ao Rio Mundaú em São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo. O Governo Federal demorou a agir ao ponto de João Lyra reerguer e colocar a Usina Laginha para moer antes mesmo que a primeira das milhares de casas construídas para os “desabrigados” fosse entregue. Em Branquinha e Murici a fotografia da cidade mudou, novos conjuntos habitacionais surgiram, a população aumentou sem planejamento, mas as casas que deveriam ter sido demolidas continuam lá, inclusive com novos moradores.

Uma nova tragédia
Nos municípios ribeirinhos os moradores têm a previsão de uma catástrofe a cada 10 anos. Ou seja: pela teoria popular o próximo ano é de enchente.

A situação dos moradores dos bairros citados no imbróglio do momento não tem nada a ver com os ribeirinhos, mas o alerta é um ponto que não pode ser ignorado.  Em 1941, quando as sondas perfuraram o solo nas áreas de mangue da Lagoa Mundaú, o objetivo do Conselho Nacional do Petróleo era a prospecção de petróleo, mas o que encontraram foi um “leito” de sal-gema, na região do Mutange.

A partir dali houve uma disputa acirrada pelo monopólio, envolvendo o dono de um terreno na área (Euvaldo Luz), a Sudene, o BNDE e até um grupo americano. Foi daí que, em 1966, surgiu a Salgema Indústrias Químicas Ltda.

A construção da fábrica de cloro-soda, o campo de salmoura e o terminal marítimo, em Maceió, tiveram início em 1974. A partir de 1975 a Petroquisa e a Du Pont assumiram o controle da estatal Salgema Indústrias Químicas S/A. A produção comercial só teve início em 1977 e a unidade de dicloretano, em 1979.

O local
Um detalhe chama a atenção: Quando da escolha do local para a construção da indústria durante o governo de Divaldo Suruagy, o coordenador do projeto de implantação era o economista Beroaldo Maia Gomes.Foi ele quem revelou, no início dos anos 80, que a escolha do local foi feita por um grupo de técnicos que veio dos Estados Unidos e dele participava o vice-presidente da Dupont: “Eles acharam que o único lugar adequado, possível na época, seria onde hoje a Salgema está instalada. Era lá ou em nenhum outro local. Eu ainda sugeri outras áreas; mas não foi possível dissuadi-los. Eles garantiram que não haveria riscos para a população”.

E agora?
O que os moradores dos bairros em atenção precisam é da verdade. Os primeiros estudos não indicam nenhuma boa notícia. Também não há como dizer, pelo menos agora, o tamanho do problema. Mas, imaginando que o risco de catástrofe seja real, o que fazer, para onde levar os moradores e como será o ressarcimento?

A verdade dos fatos, que correm em segredo de justiça, é a primeira e melhor resposta para todos, mas antes que o pior aconteça.

O difícil, caso o problema seja oriundo da extração do sal-gema, será uma empresa do porte da Brasken reconhecer a culpa pelo desastre.