https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A nova estrutura conta com departamento exclusivo para a China e os Estados Unidos

Foi publicado nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial, um decreto que altera a estrutura do Ministério das Relações Exteriores, com a criação da Secretaria de Assuntos da Soberania Nacional e Cidadania. A nova pasta irá tratar dos temas de cooperação jurídica internacional, política imigratória, defesa, desarmamento, ilícitos transnacionais, meio ambiente, direitos humanos, atividade consular, Antártida, entre outros.

Outra novidade é a criação de dois departamentos exclusivos, um para os Estados Unidos e outro para a China, com o objetivo de propor diretrizes para a política externa do Brasil, além de acompanhar as relações e as iniciativas de cooperação com esses países.

O novo decreto substitui as nove subsecretarias temáticas que existiam em seis secretarias. Os órgãos relacionados à Ásia, Oceania, Rússia, Américas, e Oriente Médio terão como denominação “secretaria de negociações bilaterais”.

Além disso, foi criado um departamento para a promoção do agronegócio, pois nas novas negociações internacionais o acesso aos produtos agropecuários brasileiros aos mercados externos serão prioridades do governo.

 

fonte agenciadoradio