https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo processo de desestatização das distribuidoras de energia elétrica, adiou para o dia 29 de dezembro o leilão da Eletrobras Distribuição Alagoas (antiga Ceal). O certame estava previsto para acontecer nesta quarta-feira (19). 

Com o adiamento – cujo motivo não foi informado pelo banco -, a data para a entrega dos documentos com as propostas para o leilão passou desta segunda-feira (17) para 27 de dezembro, de 9h às 12h. O leilão está previsto para acontecer às 17 horas, na B3, em São Paulo.

O leilão da Eletrobras de Alagoas estava previsto para acontecer no primeiro semestre deste ano, mas decisão judicial do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), impediu a venda da companhia, após ação movida pelo governo do Estado, que cobra da União uma dívida de R$ 4 bilhões no processo de federalização da antiga Ceal. 

No fim de dezembro, Ricardo Lewandowski revogou a liminar e pediu que seja realizada uma perícia econômico-financeira para saber se houve descumprimento contratual por parte dos entes federais em decorrência do fracasso na privatização da Ceal.

A Eletrobras Alagoas será a última das seis distribuidoras a ser leiloada. A estatal conseguiu vender neste ano concessionárias no Norte e Nordeste que tinham sido federalizadas entre os anos 1980 e 2000 sob a expectativa de posterior privatização.

Na terça-feira (11), a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) anunciou a abertura de um programa de demissão voluntária (PDV), cinco meses após ser arrematada em leilão pelo grupo Equatorial Energia.

De acordo com a empresa, o plano é voltado para os empregados efetivos interessados em se desligar e receber os direitos trabalhistas com vantagem financeira adicional. A empresa emprega pouco mais de 3 mil funcionários.

Atualmente, a Eletrobras Distribuição Alagoas conta com 1,2 mil trabalhadores diretos e cerca de 700 indiretos, segundo levantamento do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas. Na sexta-feira (14), o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, afirmou que a expectativa do governo federal é de que haja mais de um interessado no leilão da distribuidora alagoana.

 

fonte Gazetaweb