https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

 

No mês de novembro comemoramos a maior festa cívica do nosso Brasil: a Proclamação da República Brasileira, o maior fato histórico para os brasileiros e alagoanos e mais importante para nós, nascidos no município de Marechal Deodoro, terra do Proclamador da República, e que orgulosamentenos denominamos “Deodorenses.” Esse acontecimento se deu da seguinte maneira:No dia 15 de Novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca após fazer as manobras militares, juntamente com os lideres do movimentorepublicanoBenjamin Constant,MenaBarreto,QuintinoBocaiuva, Pedro Paulino e Sólon Ribeiro, em frente ao Quartel General no Campo de Santana onde se encontrava todo ministério imperial. Deodoro,juntamente com suas tropasavançaram e invadiuo prédio. Chegando aogabinete dos Ministros, diz a OuroPreto: “Vossa excelência, Senhor Visconde, e todos seus colegas estão demitidos! O senhor não sabe o que significa a palavra patriotismo.Oministério está depostoe podem se retirar, exceto o Senhor, que é um homem muito teimoso,que será preso e deportado.”             

 

              No lado de fora do Quartelo povo aguardavaDeodoro.O Major SólonRibeiro diz ao mesmo após sua saída.“Marechal! OExército não deve sairdaqui sem antes o senhor proclamar a República!”.Então Deodoro, altivo e imponente, tirou o quepe de sua cabeça eagitou no ar, dizendo: “Vivaa República Brasileira!” sendo aclamado pela multidão.

 Bastidores da República

              Deodoro chegou ao Pátio da Aclamação juntamente com Clodoaldo da Fonseca, na manhã do dia 15 de novembro de charrete, e não de carro (como dizem alguns historiadores), pois o primeiro carro existente no Brasil, de propriedadede Alberto Santos Drummond, o “pai da aviação”, chegou apenas em 1891, portanto,dois anos apósaProclamação da República.

              Deodoro não usou espada na hora da entrada ao Quartel General no Campo de Santana, pois seu sobrinho Clodoaldo da Fonseca lhe ofereceu sua espada dizendo: “Tio! O senhor esqueceu sua espada!”. E Deodoro respondeu: “Para enfrentar os Casacas (membros civis do Império) basta minha honra e a força do Exército Brasileiro.”

              Quanto a Floriano Peixoto, que era general e responsável pela guarniçãoque defendia o ministério, Deodoro era marechal e a hierarquia militar prevaleceu havendo o seguinte dialogo:

   Deodoro – “Não me prestas continência, General Floriano?”

   Floriano –Respondendocom a continência. E aderindo ao movimento, disse:“Não só presto, como estou ao seu ladopara       mostrar nossa origem e o que é o Exercito Brasileiro.”Em frente o prédio da Prefeitura onde tem o busto de Deodoro, existe uma   placa debronze  onde orgulhosamente  escrevia segunte frase.” MANOEL DEODORO DA FONSECA PROCLAMADOR DA   REPUBLICA E PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL. BRAVO ALAGOANO, FILHO DESTA TERRA, SIMBOLO DE ORGULHO   E VENERAÇÃO CÍVICA DO  POVO BRASILEIRO.”              

                                           Sebastião Heleno