https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante todo o mês de outubro uma série de atividades em comemoração ao Outubro Rosa. As atividades de conscientização e prevenção serão realizadas pelas equipes, nas Unidades de Saúde.
 
A programação foi aberta nessa quarta-feira (18), no PSF de Taperaguá. Dezenas de mulheres do bairro de Taperaguá, e das comunidades do entorno atendidas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) participaram de palestras e ações durante toda a tarde.
 
Com uma palestra sobre as causas do câncer de mama e o autoexame, as mulheres puderam aprender técnicas de como detectar se possui algum sintoma do câncer de mama, tema abordado durante o outubro rosa.  Na ocasião, as deodorenses puderam tirar dúvidas e se inteirar sobre a importância de procurar um médico para que a doença seja tratada ainda no início, garantindo assim, maiores chances de cura.
 
Além de palestras, foram realizadas atividades de alongamento, técnicas de relaxamento e marcações de exames. O intuito é que só na comunidade de Taperaguá, 222 mulheres de 50 a 69 anos, possam fazer o exame da mamografia, para observar o estado de saúde.
 
Em Marechal Deodoro, os assuntos abordados no Outubro Rosa, são realizados no ano todo, através do Circuito da Mulher, que é voltado para tratamentos da saúde da mulher, com exames, consultas e outras atividades.
 
De acordo com a moradora do Bairro de Taperaguá, Elita Maria, de 80 anos, a ação garantiu que ela entendesse a importância da prevenção e como a mulher deve se auto avaliar.
 
“Eu gostei muito de participar dessa ação, eu aprendi a fazer o auto exame e pude tirar dúvidas. Desde que entrei no Circuito da Mulher, minha saúde melhorou muito”, expôs.
 
Segundo a enfermeira do PSF de Taperaguá, Julilda Medeiros, a equipe da Unidade de Saúde realiza tudo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro.
 
“Nós estamos muito felizes em realizar essa comemoração hoje, porque com isso, nós explicamos para as moradoras da nossa comunidade, a importância de realizar exames para que possam se prevenir quanto ao câncer de mama e de colo de útero”, explicou.
 
Em Marechal Deodoro, todas as Unidades de Saúde estarão realizando diversas ações voltadas para o Outubro Rosa. Serão realizadas palestras, com o NASF e as equipes das unidades. Além disso, aulas de zumba, exames de citologia e mamografia, atendimento médico para as mulheres e outras atividades.
 
Confira o cronograma: 
 
Dia 18 – 8h30 PSF Rua Nova (Massagueira) e 13h Poeira
 
Dia 19 – 8h PSF Massagueira
 
Dia 21 – 5h PSF Santa Rita
 
Dia 23 – 9h PSF Malhadas ; 13h30 PSF Denison Amorim e 8h e às 13h30 PSF Barro Vermelho
 
Dia 24 – 8h30 PSF Vila Altina/Estiva; 8h30 PSF José Dias/Terra da Esperança
 
Dia 25 – 13h PSF Francês e 13h30 PSF Tuquanduba
 
Dia 26 – 9h Posto do Gislene; 9h Posto do Cabreiras e 8h PSF Barra Nova