https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
A alegria do Natal já começou a tomar conta dos alunos da Secretaria de Educação (SEMED) de Marechal Deodoro. É que os trezentos alunos do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) iniciaram a produção de cartinhas para participar do Projeto Papai Noel dos Correios.
 
Alunos de mais de unidades educacionais do município, que contam com a Educação Especial, irão participar do projeto. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar os alunos a escrever e participar de atividades externas às escola. As cartas escritas pelos alunos serão levadas para os Correios, que é a instituição idealizadora e responsável pelo projeto.
 
No Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), muitos dos alunos escreveram ao Papai Noel pela primeira vez. A estudante Nathália Emilly contou o que pediu ao Papai Noel e ainda afirmou ter ficado emocionada ao escrever a cartinha pela primeira vez.
 
“Para mim foi uma surpresa, foi uma emoção quando eu comecei a escrever. Eu fiquei feliz e emocionada. Foi a primeira vez que eu escrevi para o Papai Noel e eu pedi um tablet, mas eu não sei se vou conseguir. Eu quero um para poder estudar, para pesquisar coisas e tirar foto também”, afirmou.
 
Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha dissemina os valores natalinos como solidariedade. De acordo com a técnica em Educação Especial da SEMED e uma das incentivadoras da participação dos alunos no projeto, Cícera Silvia, falou da importância da inclusão e do trabalho junto aos alunos com deficiência.
 
“Além de estimular a escrita, os alunos aprendem o que é uma carta, o que é um CEP, um endereço, e também é a realização de sonhos na vida de um dos nossos alunos. Outra coisa que eu achei muito interessante é a propagação e o ensino da solidariedade humana”, contou a técnica que é psicopedagoga.
 
O projeto foi desenvolvido em todas as unidades educacionais do município que contam com Educação Especial. Fizeram parte da campanha alunos das Escolas Municipais Joviniano de Almeida Roda, Eleuza Galvão, Petronila de Gouveia, José Bispo, Adélia Cavalcante, Araújo Lobo, Altina Ribeiro, Governador Luiz Cavalcante, entre outras.
 
PAPAI NOEL DOS CORREIOS
 
O projeto “Papai Noel dos Correios” é uma campanha dos Correios que tem como objetivo o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.
 
A campanha ocorre, normalmente, nos meses de novembro e dezembro de cada ano. Datas e pontos de adoção de cartas, de entrega dos presentes nas agências e da entrega dos presentes às crianças são divulgados em Blog dos Correios.