https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Uma vez na semana, das 19 às 22h a equipe do PSF fica disponível para que a comunidade possa realizar o exame do teste rápido. Em três semanas de atendimentos, 96 usuários já fizeram o teste
 
Garantir que homens e mulheres recebam atendimentos, para que sejam diagnosticados, melhorando assim os índices de saúde do município. É este o objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde em abrir quinzenalmente a Unidade de Saúde do Bairro de Taperaguá no horário noturno.
 
Há três semanas, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) vem realizando testes rápidos em homens e mulheres da comunidade. O intuito é fazer uma triagem para os moradores que trabalham durante o dia e não conseguem ir com frequência ao PSF, receber atendimentos básicos.
 
Um vez na semana, às quartas-feiras, das 19h às 22h, o PSF fica aberto para que os deodorenses que moram no Bairro de Taperaguá possam realizar a triagem, que faz o diagnóstico para a Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV.
 
E com a simples furada de uma agulha no dedo e a espera de dez minutos, o paciente já fica ciente se o resultado foi positivo ou negativo para algumas das doenças citadas. De acordo com a enfermeira do PSF, Julilda Medeiros, com apenas três semanas, já foram realizados 96 atendimentos para os moradores do bairro.
 
“Eu vi que tínhamos um grande número de pessoas que não conseguiam vir se consultar e fazer exames durante o dia. Então, tivemos a iniciativa de realizar uma vez na semana durante a noite, e assim, está sendo ótimo, as pessoas estão vindo e fazendo o teste”, contou.
 
Ainda de acordo com a enfermeira, o município irá disponibilizar um médico para que faça atendimentos clínicos.
 
“Com o teste rápido, a gente obtém alguns resultados, e se positivos, os pacientes são encaminhados para outros atendimentos, que são específicos. Além disso, eu faço alguns questionamentos, sobre quando fizeram exames de rotinas, consultas e consigo mostrar para os usuários a importância de fazer todos os exames pelo menos uma vez no ano”, concluiu.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro, o intuito do município é expandir o atendimento para todas as unidades de saúde.
 
Para o morador da comunidade, Pedro dos Santos, a iniciativa do PSF foi muito gratificante, pois segundo ele, não conseguia fazer atendimentos durante o dia por conta do trabalho.
 
“Eu nunca conseguia me consultar e fazer exames durante o dia, porque trabalho o dia todo. Eu estou achando ótima essa iniciativa, vou trazer minha esposa e minha filha, para que elas também façam o diagnóstico”, expôs o morador.