https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde deu início, nessa segunda-feira (06), à Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Desta vez, a vacinação será voltada somente para crianças de 1 a 5 anos.
 
Os interessados devem procurar as Unidades de Saúde do município até o dia 31 deste mês, para a vacinação, levando o cartão de vacinas. A vacina do Sarampo é tríplice viral que protege ainda contra a rubéola e a caxumba.
 
O principal objetivo da campanha é vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção. Para conferir, é necessário que os pais levem o cartão de vacinação.
 
Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha.
 
Sarampo
 
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.
 
Poliomielite
 
Causada por um vírus que vive no intestino, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos.
 
A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias, como febre e dor de garganta e gastrointestinais como náusea, vômito e prisão de ventre.
 
PMMD