https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A concorrência pelas duas vagas ao Senado está cada vez mais embolada. Os números do Ibope e Ibrape, que serão divulgados nesta quinta-feira, darão um panorama mais aproximado do que está acontecendo no momento.

Para o eleitor que acompanha a corrida eleitoral mais de longe, a matemática quantitativa – por localidades – aponta a seguinte equação:

Renan Calheiros –  85 prefeitos
Benedito de Lira –  59 prefeitos
Maurício Quintella – 58 prefeitos
Rodrigo Cunha –  02 prefeitos

Matemática 2
Os números da matemática por localidade não são os mesmos da matemática de votos que eles representam. Rodrigo Cunha, por exemplo, só tem o apoio declarado de Rui Palmeira e Rogério Teófilo. O detalhe é o seguinte: todos os candidatos têm os números por localidade. Através deles, acompanham se o voto do prefeito (a) tem o aval do eleitorado. Se prevalecesse essa lógica, Benedito de Lira (PP) e Rodrigo Cunha (PSDB) estariam eleitos, porque Maceió e Arapiraca representam aproximadamente 50% do número de eleitores aptos a votar. Seria muito melhor para Benedito de Lira, que conseguiu a adesão do Padre Eraldo, prefeito de Delmiro Gouveia, e contabiliza a adesão de 59 prefeitos à sua reeleição.

Tira-teima
nesta quinta-feira os números do Ibope e Ibrape (se baterem dentro da margem de erro) dirão muito sobre verdades e lendas contadas em verso e prosa, pelos candidatos e prefeitos.  

Dica importante
A lista de apoio foi confirmada pelas assessorias dos respectivos candidatos. Não duvide se tiver prefeito (a) pulando de galho após os números do Ibope e Ibrape.