https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Sabe aquela inoportuna publicação, com direito a capa, no jornal Tribuna Independente? Ela tem um peso “negativo” para o governador Renan Filho, no comparativo com os números do mesmo instituto Ibrape, divulgados nesta quinta-feira.

Os pesquisadores foram às ruas da capital e interior no período de 11 a 15 de agosto, já com os nomes confirmados. Para o Governo a sequência não mudou, mas os percentuais de Renan Filho e Fernando Colloroscilaram para baixo e para cima. Na pesquisa de 18 de julho, sem a confirmação de CollorRenan Filho apareceu com 51% dos votos. Agora, tem 44%. Collor, que tinha 13%, subiu para 21%. Basile Cristopoulos (PSOL) e Josan Leite (PSL) mantiveram o mesmo percentual de 1%.

Chama a atenção o fato de 11% dos eleitores – mesmo com todos os nomes postos – dizerem que ainda não sabem ou estão indecisos. Chama muito mais a atenção os 22% que afirmam que – se as eleições fossem hoje – votariam em branconulo ou não confiam o voto em nenhum deles

Rejeição
Fernando Collor
 lidera no quesito rejeição, com 48%, seguido por Basile Cristopolus, com 28%Josan Leite27%Renan Filho, com 28%.  

Senado
O senador Renan Calheiros (MDB), segundo os números do Ibrape, lidera com 35%, na soma do primeiro com o segundo voto. Benedito de Lira (PP) aparece em segundo, com 29% das intenções. O tucano Rodrigo Cunha(PSDB) é o terceiro, com 19%, empatado tecnicamente com Maurício Quintela (PR), que recebeu 17% das intenções. Flávio Moreno (PSL) tem 3%, Sérgio Cabral 1% (Patriota), Cícero Albuquerque (Psol) 1% e Osvaldo Maciel (PCB) não pontuou. 

O detalhe que chama a atenção é que, no segundo votoBenedito de Lira empata com Renan, com 12%Maurício Quintella, com 10%, ultrapassa Rodrigo Cunha, com 8%

Pelos números do Ibrape, tanto a eleição ao Governo, quanto ao Senado estão abertas. No caso do Governo a diferença de Renan Filho para Fernando Collor é de 23%, mas 33% ainda não estão convictos do voto.

No Senado a briga é ainda mais complicada, porque 41% ainda não declararam em quem votar.

Ainda nesta quinta-feira a TV Gazeta publicará a primeira pesquisa Ibope. Será um tira-teima, no comparativo com os números do Ibrape, que ouviu 2 mil eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), com o número AL-08617/2018.