https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Fanfarra e apresentação de coral realizados por alunos das escolas municipais animaram a primeira edição do Programa Viva Marechal, que aconteceu na Massagueira durante toda esta quinta-feira (28).
 
O intuito do Viva Marechal é levar para as comunidades deodorenses os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Marechal Deodoro, a exemplo de Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, entre outros.
 
Assistência Social
 
A Secretaria de Assistência Social levou para a população atendimentos do Cadastro Único, com atualização do Bolsa Família e realização de novas adesões para as famílias que não possuíam o cadastro, além de inscrições para o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
 
As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realizaram um trabalho de conscientização sobre a exploração sexual infantil, distribuição de panfletos educativos e mini-palestras. As mulheres que estavam presentes no evento puderam fazer maquiagem e manicure, ofertados na tenda da beleza da  Assistência Social.
 
O Serviço Nacional de Emprego (SINE) realizou a emissão da Carteira de Trabalho para os moradores que ainda não possuíam o documento. Ao todo, foram emitidas 41 carteiras.
 
Educação
 
A Secretaria de Educação realizou diversas ações para as crianças presentes no evento, a exemplo de jogos educativos e pintura livre. Além disso, a fanfarra da Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo se apresentou, animando quem aguardava os serviços. Já os alunos da Escola Municipal Joaquim Gama Filho realizaram apresentação de coral.
 
Ainda durante o Viva Marechal, a equipe da Imprensa Oficial  Graciliano Ramos também realizou atividades com as crianças participantes do evento. Teve pintura no rosto e distribuição de livos.
 
Já a Núcleo de Educação Infantil (NEI) Criança Feliz ganhou um horta suspensa, implantada pela equipe da  Secretaria de Meio Ambiente.
 
SMTT
 
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também esteve presente com a equipe de Educação de Trânsito. As crianças participaram de uma atividade com bicicletas em um circuito que simulava uma via, onde era preciso estar atento à sinalização, parar na faixa de pedestres, entre outros.
 
Para o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, a primeira edição do Viva Marechal foi um grande sucesso e será expandido para outras comunidades do município.
 
“Estamos aqui hoje na Massagueira, na primeira edição do Programa Viva Marechal, e foi muito bom. Nós trouxemos diversos serviços para as comunidades da Massagueira, atendendo os moradores das Massagueira de Cima e de Baixo. O Viva Marechal é uma forma de levar a Prefeitura, com seus serviços essenciais, para mais próximo dos deodorenses, atendendo às principais demandas das comunidades. Já estamos organizando a próxima edição e, em breve, anunciaremos qual será a comunidade atendida”, ressaltou o prefeito.
 
O Viva Marechal agradou aos moradores da Massagueira que comparecem ao evento. Dona Eunice Xavier, foi para uma consulta médica e aproveitou os serviços de beleza ofertados no evento. Ela disse que um evento como este nunca foi realizado na Massagueira.
 
“Eu achei esse programa maravilhoso, agradeço muito ao prefeito Cacau por trazer o Viva Marechal para a Massagueira. A gente nunca teve essas ações aqui, foi muito bom porque consegui me consultar sem precisar procurar médicos em outros lugares”, disse.
 
PMMD