https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Alagoas dá mais um importante passo na proteção ambiental com o lançamento oficial do Programa “Planta, Alagoas”. Nesta sexta-feira (8), o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres autorizaram a doação de um milhão de mudas nativas para reflorestamento das matas ciliares, bem como para utilização na recuperação das áreas degradadas pelos antigos lixões.

O programa foi lançado durante uma solenidade no Palácio República dos Palmares com a presença de representantes da Assembleia Legislativa do Estado, do deputado federal Marx Beltrão, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Ministério Público Estadual (MPE) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

De acordo com o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, o estado firma um compromisso importante com a sociedade e com a gestão ambiental ao projetar o reflorestamento das matas ciliares. Alexandre destacou a atuação conjunta neste processo nos próximos quatro anos.

“É mais um passo relevante dado pelo Governo de Alagoas e pela Semarh. Após atuarmos de forma planejada para finalizar os lixões, partimos agora para o reflorestamento das matas ciliares, bem como ajudar na recuperação das áreas degradadas pelos antigos lixões. Neste contexto, cada agente faz a sua parte. A Semarh vai doar um milhão de mudas, as prefeituras irão realizar o plantio e os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Alagoas irão fiscalizar o plantio”, relatou o secretário.

Fortalecimento

Ainda na solenidade, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos cedeu um veículo Sandero para a Associação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Para o secretário Alexandre Ayres, a cessão do carro será relevante para que os comitês desenvolvam as suas funções na proteção dos recursos hídricos.

“Em 2016 a Semarh superou mais um desafio ao reativar os Comitês de Bacia. Estão ativos os Comitês do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba; São Miguel; Pratagy; e Região Hidrográfica de Coruripe”, frisou o secretário.

Outro destaque na solenidade diz respeito ao convênio entre a Semarh e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover a capacitação dos catadores de reciclados de 14 cooperativas de catadores que atuam em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe.

O convênio foi assinado pelo secretário Alexandre Ayres, pelo presidente do Sebrae, Marcos Vieira e contou com a presença de representantes dos catadores de reciclados.

Já a assinatura entre Semarh e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sidicombustíveis-AL) autoriza a concessão de outorga para o uso da água, bem como a implantação do Programa de Reuso da Água. O termo foi assinado pelo secretário Alexandre Ayres e pelo presidente da entidade, James Thorp.

 

ASCOM SEMARH