https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Batedor de carteiracanalhacretinofacínora eram as frases de efeito mais comuns da pacata enfermeira Heloísa Helena, que se transformava numa leoa indomável quando o assunto era política.

Vice-prefeita
Com o discurso afiado, proibido para menores de 16 anos, ela se uniu a Ronaldo Lessa e a dupla deu início a um novo ciclo na política de Alagoas, a partir das eleições de 1992.

Deputada estadual
A aliança durou pouco e a vice-prefeita logo rompeu com o então prefeito da capital. O fim da amizade transformou Heloísa, então militante da linha de frente do PT, num problema para os políticos da chamada direita. Tirando os companheiros do PT e dos partidos de esquerda (da época) todos tinham o carimbo de mau-caráter (para resumir o texto). Na contramão do tradicionalismo, em 1994Heloísa chegou à Assembleia Legislativa, onde fez um verdadeiro carnaval. Praticamente todos os 26 colegas de parlamento foram alvos da metralhadora oral do grande no nome do PT alagoano.  

Senadora
Foi com o discurso da moralidade que Heloísa deu o pulo-do-gato para voltar ao palanque de Ronaldo Lessa e vencer o favoritíssimo Guilherme Palmeira, na disputa pela única vaga ao Senado, nas eleições de 1998.

Passado o pleito Ronaldo se aliou ao PMDB, de Renan, e ao PSDB, de Teotonio Vilela Filho, partidos opositores do derrotado PT, nas eleições presidenciais. Com Lula desbancado por FHC, coube a Heloísa a missão de atirar para todos os lados, no Senado Federal. E a metralhadora funcionou além da conta. Nas eleições de 2002 Lula, alicerçado pelos xingamentos da garota problema do Senado Federal, finalmente chegou lá.

É importante ressaltar que Heloísa foi o primeiro grande nome do PT (no exercício do mandato) a pular fora do barco petista. Chamada de louca, foi uma das fundadoras do PSOL, em 2004.

Derrota para presidente
A mágoa com o PT mudou o rumo político de Heloísa, que em 2006 trocou o Senado pelo sonho de presidir o Brasil. Ela surpreendeu e terminou as eleições presidenciais em terceiro lugar, com 6,5 milhões de votos (6,85% do total), perdendo para Lula e Geraldo Alckmin.

Vereadora mais votada
Fora da mídia nacional e local, Heloísa deu um passo atrás e recomeçou, em 2008, sendo a vereadora mais votada de Maceió, com 29.516 votos. Politicamente isolada, o discurso inflamado não ecoou como em 1998 e ela sucumbiu em meio à aliança branca entre Renan Calheiros e Benedito de Lira, eleitos para o Senado, nas eleições de 2010.

Nova roupagem
Agora na Rede, liderada nacionalmente pela presidenciável Marina Silva, a menina que nasceu em Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas e ganhou o Brasil contrariando os interesses da politicagem, vai tentar chegar à Câmara Federal. Aos 56 anos e sem mandato, os pleitos e parcerias certamente ensinaram muito a sertaneja, bastante silenciosa no momento em que o Brasil está de cabeça para baixo – politicamente, economicamente e moralmente falado.

Ah… que saudade daquela desbocada, que falava pelos cotovelos.