https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Dirigentes foram afastados após a PCDF ter encontrado chocolates, pen drives, documentos e até uma tesoura na cela do ex-senador Luís Estêvão

O subsecretário do Sistema Penitenciário, Osmar Mendonça de Souza, e o diretor do Centro de Detenção Provisória da Papuda, José Mundim Júnior, foram afastados temporariamente de seus cargos. A determinação foi da secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Os afastamentos das autoridades se deram após uma operação da Polícia Civil que encontrou vários itens proibidos, como chocolates, pen drives, documentos e uma tesoura na cela em que estão o ex-senador Luís Estêvão e o ex-ministro José Dirceu.

Já na biblioteca do presídio, foram encontrados diversos documentos ligados às empresas de Luís Estêvão. O ex-senador foi condenado em 2006 a 31 anos de prisão por desviar verbas na obra do Fórum Trabalhista de São Paulo. No entanto, ele só foi preso após 10 anos, em 18 de novembro de 2016.

Os policias também fizeram buscas na cela do ex-ministro Geddel Vieira Lima, onde encontraram documentos que passaram por perícia. Geddel está preso desde 8 de setembro de 2017, acusado de atrapalhar as investigações da Polícia Federal, que apuravam desvios na Caixa Econômica Federal.

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário informou que abriu sindicância para apurar participação de servidores, visitantes ou advogados que facilitaram a entrada das regalias na prisão. Agora, todo material apreendido passará por perícia.

Reportagem, Cintia Moreira