https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Diz o ditado popular que: Um dia da caça e o outro do caçador. Na política também é assim. Saber esperar o melhor momento para pular de galho, tão natural para macacos e saguins, é uma expertise de poucos.

Eleições 2018
Focando na corrida ao senado, ninguém foi mais bombardeado (pode-se dizer que até covardemente), que Marx Beltrão. Cria do MDB desde sempre, com garantias do segundo voto, ao lado de Renan, viu-se obrigado a migrar para o PSD para não correr risco. Alguns acham que Marx foi enganado pelos líderes do MDB. Mas, se enganado foi, poque Marx continua pregando fidelidade? 

Acreditando na premissa que diz: o tempo é o senhor da razão, nada mais natural que esperar o tempo passar.

Sobre tempo e temperatura não é preciso esperar a Maju Coutinho anunciar a possibilidade de temporal, com naufrágio para o barco de Maurício Quintella rumo ao senado.  

Sempre bem articulado, o ex-ministro dos Transportes vislumbrou pegar uma via at full speed(a toda a velocidade).  Para esta possibilidade Maurício deve ter lembrado do mestre Sun Tzu: “Oportunidades se multiplicam-se à medida que são agarradas”.

Só que do mesmo lado há um tal de Renan Calheiros, leitor de Charles Darwin desde os tempos de balconista na venda do nobre e comunista Mozart Damasceno, em Murici: “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”.

Adaptação
Se, por algum motivo, Maurício Quintella precisar permanecer na Câmara Federal não culpe Renan Calheiros. É que no dinâmico e imprevisível jogo político sobrevive quem consegue se adaptar as mudanças de cenário.

Sobre o posicionamento de Marx não há como duvidar de sua capacidade de enfrentar as adversidades. No PSD ele só não será candidato se não quiser. Bem diferente do cenário que se abre para Maurício.  

A explicação é simples: 
Marx
 mudou de partido, mas continua no mesmo lado. 
Maurício mudou de lado e não há como pegar o caminho de volta pela mesma via at full speed.

Já Renan, continua onde está, adaptando-se ao novo cenário pós Rodrigo Cunha.