https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Na concepção do Criador o homem será sempre um animal com a razão e o livre arbítrio, embora seja finito em sua condição humana. De acordo com os cânones da Igreja Católica o homem foi concebido à imagem e semelhança de Deus. Continuará morando em condomínio com outros seres animados e inanimados habitando um pequeno planeta girando em torno de uma estrela de 5ª grandeza (o sol). Os homens são todos iguais e neste processo estão inclusos todos os povos do mundo, criados para conviver num planeta do sistema solar de tamanho muito pequeno, satélite do sol nos confins da Via Láctea. Quem quiser avaliar a importância da nossa minúscula moradia celestial procurem ver uma foto tirada de uma nave espacial de um setor do sistema solar, nas proximidades dos anéis do planeta Saturno, onde a terra aparece como uma bolinha azulada do tamanho de um grão de areia.

 Os homens, como animais gregários que só sobrevivem em aglomerados, bandos e tribos, precisaram se organizar aleatoriamente. Através dos tempos essas concentrações de individuos foram se organizando e aplicando costumes, regras, diretivas e leis. Assim nasceram as nações como hoje são conhecidas. Qualquer que seja a forma de governo dessas nações o homem continuará sendo um ser racional pensante, utilizando o seu livre arbítrio para o bem ou para o mal. Todos eles terão a mesma destinação na vida terrena de se tornarem poderosos, pobres ou miseráveis.

 O homem é um ser perigoso por natureza qualquer que seja o setor de onde ele proceda. Com a ciência e a tecnologia crescendo vertiginosamente através os tempos o mundo está ficando pequeno demais. O homo sapiens terá que mudar a sua conduta social em relação aos seus semelhantes. Todavia, com raras exceções, ele continuará sendo mau, vaidoso, egoísta, destruidor da sua própria e das demais espécies. Os homens estão ficando muito materialistas, esquecendo o afeto, o amor ao próximo e a religião. Já existem em mãos dos homens arsenais de armas nucleares capazes de varrer a vida dos seres vivos da face da terra em poucas horas.

Somente a misericórdia do Criador poderá deter essa possível hecatombe fazendo a humanidade mudar de rumo, porque o planeta é finito em seu conteúdo de seres vivos. Há o que se pensar. Destarte, daqui a bilhões de anos poderá surgir nas “lentes dos telescópios siderais” mais um planeta do sistema solar desabitado, com a sua superfície destruída, cheio de buracos, tal e qual os seus pares atuais, que orbitam o sistema solar. Não é uma profecia, é uma sombria constatação.

José Batista Pinheiro Cel Ref EB  (Rio de Janeiro, 06.04.2018)