https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Moradores da Zona da Mata de Alagoas se assustaram com um tremor de terra sentido em alguns pontos das cidades da região no começo da noite desta terça-feira (17). De acordo com relatos, em conversas de grupos no WhatsApp, e segundo moradores com os quais o TNH1 conversou, móveis, portas e janelas chegaram a vibrar.

“Fez um barulho e sentimos o tremor. Achei até que o muro da minha casa tinha caído. Eu estava conversando com minha vizinha e ficamos muito assustadas”, disse Daiane.

“Eu estava em casa quando ouvi uma espécie de ‘bum’. Aí tremeu tudo, porta e mobília. Um tempo depois, o pessoal começou a comentar que pode ter ocorrido uma explosão de uma pedreira, mas a mais perto daqui fica a cerca de 25 km. Muito longe para que a gente sentisse”, explicou Wesley.

No Whatsapp, em um grupo de União dos Palmares, um morador da cidade Branquinha também relatou ter sentido o tremor (foto abaixo).

Sem registro oficial

O TNH1 consultou o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas nenhum dos dois registrou tremor de terra em Alagoas. A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros informou que não foi registrada nenhuma ocorrência desse tipo na região da Zona da Mata.

Mineradora pode ter sido causa de tremor

A reportagem consultou a pedreira Brita Forte Mineração, que fica na cidade vizinha de Murici. De acordo com o gerente da empresa, Ernande Torres, a mineradora funciona administrativamente até as 17h, mas precisava confirmar com a gerencia de lavra se houve alguma detonação após esse horário.

“De antemão posso adiantar que pode ter ocorrido uma onda de impacto, que se estende por alguma distância após a detonação, mas isso não é tremor de terra. Sobre o que ocorreu ontem, só posso responder após conversar com minha gerente, na mina”, explicou. O TNH1 ainda aguarda a confirmação da empresa.

 fonte TNH1