https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa decidiu na ultima semana, em reunião com a cúpula do PSB a sua filiação e possível disputa a presidência da republica. Numa padaria em Brasilia, foi aparada as arestas com relação aos que relutavam pela vinda de Joaquim Barbosa para o partido.

O objetivo do PSB é lançar o ex-ministro candidato à Presidência, mas esse será um passo futuro. O objetivo agora é garantir a filiação, uma vez que lei eleitoral impõe o limite de até seis meses antes do pleito. Filiado, tanto Barbosa precisa aceitar o desafio quanto o partido precisa viabilizar a candidatura internamente. 

De acordo com as pesquisas internas do partido, se for candidato, Joaquim Barbosa será capaz de atrair eleitores de todos os lados, até das ‘duas pontas’ Lula e Bolsonaro. 

Para Siqueira, tanto Barbosa quanto a parcela majoritária da sigla concordam com a ideia que uma vez filiado, sua candidatura poderá ser debatida até a convenção do partido, prevista para julho.

O presidente da legenda avalia ainda que há uma “indisposição” do eleitorado brasileiro com a política tradicional, algo que, na opinião do socialista, ainda não foi percebido pelos políticos tradicionais.

Pesquisa Datafolha divulgada no final de janeiro mostrava Barbosa chegando a 5 por cento das intenções de voto, acima de outros nomes que estão constantemente no noticiário, como o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).