https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Provas do Encceja Nacional devem ser aplicadas em 05 de agosto, em todo o Brasil

Entre 16 e 27 de abril, às 23h59, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enceeja Nacionalserá aplicado 05 de agosto em todo o Brasil e, em 16 de setembro, o Encceja Exterior. Candidatos que desejem ser atendidos pelo nome social devem fazer a solicitação do dia 30 de abril ao dia 04 de maio.

Destinado a jovens e adultos que concluíram os estudos fora da idade indicada, o Encceja 2018 exige que o participante tenha, no dia de aplicação do exame, idade mínima de 15 anos (Encceja Fundamental) ou de 18 anos (Encceja Ensino Médio). O exame é composto por uma redação e quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha.

Saiba mais: Encceja Nacional 2018: edital foi publicado e prova já tem data marcada

O Encceja permite certificações para os aplicantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, caso seja alcançada a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a declaração parcial de proficiência é concedida ao aplicante que obtiver a nota mínima exigida em uma única prova ou em mais de uma. Tanto a certificação quanto a proficiência são concedidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Por isto, o participante deve indicar no ato da inscrição a qual instituição deseja solicitar a documentação.

Apesar da gratuidade, o edital do Enceeja 2018 trouxe uma novidade: a necessidade de justificativa em caso de participantes ausentes das provas de todas as áreas do conhecimento desta edição e que desejem se inscrever no Encceja 2019. A justificativa deve ser feita na página do Encceja mediante a apresentação de atestados médicos, documentos judiciais, certidões públicas ou Boletins de Ocorrências. Caso não se justifique, o participante “deverá ressarcir ao Inep o custo do Exame a ser divulgado no ano seguinte, mediante o recolhimento do valor estabelecido em Edital, por meio de Guia de Recolhimento da União”, gerada na página do participante.

Saiba mais: Enem x Encceja: certificação do ensino médio

Avaliação do Encceja 2018

Participantes do Ensino Fundamental são avaliados nas áreas de artes, ciências naturais, educação física, geografia, história, língua portuguesa, matemática e redação. Já os participantes do Ensino Médio serão avaliados em ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias.

Encceja Nacional PPL e Encceja Exterior PPL

O exame ainda possui duas modalidades: o Encceja Nacional PPL e Encceja Exterior PPL, destinados a adultos que cumprem penas privativas de liberdade ou a adolescentes submetidos a medidas socioeducativas que incluam penas privativas de liberdade.

O Encceja Nacional PPL está previsto para ser aplicado entre 18 e 19 de setembro. Já o Encceja Exterior PPL deve ser aplicado entre 17 e 21 de setembro.

Educação modalidade EJA

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa escolarizar jovens e adultos que não completaram a educação básica no tempo indicado. Para participar do Encceja e, consequentemente, obter a proficiência parcial ou a certificação é importante que o participante esteja preparado para a avaliação. Atualmente, existem programas educacionais como o Educa Mais Brasil que disponibiliza bolsas de estudo de até 50% para este público, em diversas regiões do brasil, em parceria com o Alagoas 24 Horas. Para conhecer as oportunidades disponíveis, basta acessar o site do Educa Mais.

Fonte: Educa Mais Brasil