https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
CRB e CSA definem o campeão alagoano de 2018 no próximo domingo, no Rei Pelé (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

Campeonato Alagoano conhecerá o seu campeão no próximo domingo. O CRB abriu vantagem na partida de ida e joga por um empate para conquistar o seu sétimo título nos últimos oito anos. O CSA precisa vencer por dois gols de diferença para levantar a taça no tempo normal. Se arrancar a vitória pela vantagem de um gol, leva a decisão para a disputa por pênaltis. Só que a história na última década não é muito animadora para os azulinos, já que nos últimos dez estaduais, nenhum clube se recuperou de uma derrota na primeira partida.

De 2008 até 2017, apenas em 2009 não houve a disputa de finais do Alagoano, pois o ASA se sagrou campeão estadual por vencer os dois turnos da competição. Nos outros nove campeonatos as finais foram definidas em duas partidas. Apenas em 2013 houve um resultado adverso para a equipe que venceu a primeira partida: o CSA venceu o CRB por 1 a 0 e levou a decisão do estadual para os pênaltis. Contudo, o Galo confirmou o título vencendo o Azulão nas cobranças de pênalti, por 4 a 3.

Na última década, CRB nunca perdeu um título estadual após abrir vantagem na primeira partida (Foto: Jonathan Lins/G1)

Uma curiosidade é que, neste período, apenas em 2014 não houve um vencedor na primeira partida final. Naquele ano, Coruripe e CRB ficaram no 1 a 1 jogando no Gérson Amaral. Na volta, o CRB venceu por 2 a 0 e conquistou o título. Outro ponto: na última década, o Galo não deixou escapar a taça após abrir vantagem no primeiro jogo das finais. O retrospecto regatiano nas finalíssimas, após abrir vantagem no primeiro jogo, é de duas vitórias, um empate e uma derrota.

Voltando um pouco mais no tempo, a última vez que um clube inverteu a desvantagem na primeira partida e conquistou o título estadual foi em 2004. Naquela oportunidade, o Corinthians-AL conquistou o campeonato após perder a primeira partida no Gérson Amaral por 3 a 2, mas venceu por 2 a 0, na volta, no Nelson Peixoto Feijó, e garantiu o seu único título.

A TV Gazeta transmite o clássico entre CRB e CSA no próximo domingo, a partir das 16h. O GloboEsporte.com/al acompanha a decisão em Tempo Real.

 
Fonte:globoesporte.globo.com