https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Deslisamento de barreiras com queda de árvores em Maceió

As chuvas que caem desde a noite de ontem (21) em Alagoas já registram vários transtornos. Os mais graves aconteceram, até o presente momento, em Maceió.

A Defesa Civil Municipal (DCM) recebeu um informe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para os riscos de desabamento de terra.

A parte alta de Maceió foi onde caiu o maior volume de chuvas que atingiu a cidade. No bairro do Tabuleiro, o volume registrado nas últimas 24h é de 151 mm, já próximo a Bomba do Gonzaga o volume registrado foi de 145 mm.

Diversos pontos de alagamento foram registrados logo pela manhã em vários locais como nos bairros do Farol, Pinheiro, Bebedouro, orla lagunar, Chã da Jaqueira, Jacintinho e grandes avenidas como a Pierre Chalita, onde carros foram quase submersos pelas águas, obrigando os motoristas e mudarem de rota.

Apesar do alerta do Cemaden, a Defesa Civil recomenda aos moradores de áreas de risco, que ao menor sinal de alagamento ou de desabamento, todos devem deixar esses locais e procurar abrigos seguros.

Até o momento nenhum desabamento foi registrado em Maceió.

O transbordo do Rio Jacarecica, no Litoral Norte de Maceió, pegou muitos moradores de surpresa. O Corpo de Bombeiros se fez presente ao local e constatou que alguns residentes da área ficaram ilhados e precisaram de ajuda para deixar suas casas. Alguns chegaram a relatar que, mesmo morando há muito tempo às margens do Rio Jacarecica e tendo se preparado para chuva, foram surpreendidos pelo volume de água.

A situação mais crítica foi registrada nas grotas que ficam na Capital, onde há risco de desmoronamento e já foi registrado um deslizamento de terra.

Em Marechal Deodoro, por conta da falta de um sistema eficiente de drenagem das águas pluviais, moradores da localidade conhecida como “ilhada” na Ilha das Cobras, nos Cabreiras, ficaram praticamente isolados. Várias ruas também estão alagadas e devem causar transtornos para os moradores da Praia do Francês, Malhadas, Rádio Imperial e Taperaguá.

A previsão do tempo avisa que o clima será chuvoso durante o dia e se estenderá até à noite.