https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Fotos: Valmir Francelino

 

O centro de Marechal Deodoro abriga ainda um grande acervo da arquitetura colonial. É parte da história do município que foi a primeira capital do Estado e berço de grandes homens que se destacaram no cenário nacional.

Este acervo arquitetônico vem sendo gradativamente descaracterizado, e em alguns casos por grotescas interferências que modificam a cenografia da cidade. O aspecto de uma cidade colonial, reverenciado e defendido em outros estados, tais como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Salvador, ou até mesmo nas cidades de Penedo e Piranhas no nosso Estado, em Marechal percebemos uma reação negativa da maioria da população que o consideram como entrave para o desenvolvimento e a modernidade.

Não bastasse essas descaracterizações voluntárias, vários prédios de grande valor arquitetônico e histórico estão sucumbindo ao abandono, pela ação do tempo e pelo descaso das autoridades que poderiam interferir para que a degradação não venha os leve a um ponto de não ter mais retorno.

Não sabemos a quem caberia a responsabilidade pela interferência, que poderia até ser de várias pessoas ou de órgãos públicos, mas deixamos aqui o apelo à sensibilidade dos deodorenses para que esses monumentos não venham tombar literalmente e a cidade perder mais exemplares de grande valor.