https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
O sonho das cocadeiras que comercializam os tradicionais doces, cocadas e broas às margens da rodovia AL-101 Sul começou a ser realizado na manhã deste sábado (24). O prefeito Cláudio Filho Cacau assinou a autorização de início das obras do Drive da Cocada, uma obra que vai mudar a vida das cocadeiras e levar a gastronomia de Marechal Deodoro para todo o Brasil.
 
O Drive da Cocada será um espaço amplo, moderno e com acessibilidade, terá 30 boxes, praça de alimentação, guarita de vigilância, lanchonetes, banheiros, estacionamento para veículos de passeio e ônibus de turismo, palco para apresentações culturais e áreas para lojas de artesanato. O projeto será executado com valor de R$ 734.285,76, uma economia de mais de R$ 180 mil em relação ao valor que foi orçado. Além disso, durante a obra, são empregados vinte deodorenses, todos moradores da Massagueira.
 
Após assinar a autorização do início das obras do Drive da Cocada, o prefeito Cacau destacou a importância da obra e a valorização dos recursos públicos.
 
“Nós conseguimos uma economia de mais de 180 mil reais nesta obra e vamos empregar vinte deodorenses. É desta forma que fazemos o nosso governo, com respeito ao dinheiro público. Esta obra é um sonho meu também e vamos realizar. Agradeço ao ministro Marx que sempre apoia os nossos projetos” disse o prefeito.
 
Para a presidente da Associação da Cocadeiras da Massagueira, Zuleide Araújo, o início das obras significa a realização do sonho de todas as cocadeiras da Massagueira.
 
“Quero muito agradecer o apoio do prefeito. Estamos muitos felizes com este projeto. Todos sabem da nossa luta, corremos risco trabalhando na pista e hoje estamos muitos felizes. Algumas colegas estavam desacreditadas que o projeto seria realizado e estamos aqui hoje para agradecer. É a realização do nosso sonho”, disse a presidente, que finalizou entregando kits com cocadas para as autoridades presentes.
 
Responsável por garantir os recursos para a realização da obra, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, parabenizou o prefeito Cacau pelo grande trabalho que vem realizando no município e destacou a importância do Drive da Cocada para a Massagueira.
 
“Quando o prefeito me apresentou o projeto fiquei encantado pela beleza, mas acima de tudo pela importância social para as cocadeiras. Elas terão um local adequado, vai dar uma nova vida turística para Marechal, já que todas as operadoras e receptivos turísticos vão parar no retorno dos passeios e isso eu vou conversar pessoalmente com eles. Eles terão um local adequado, segurança e estrutura necessária”, disse o ministro.
 
Além disso, o ministro garantiu o recurso para a construção de um local para que a Associação das Cocadeiras fabrique os produtos, caso o prefeito consiga o terreno para a realização da obra.
 
A iniciativa da Prefeitura de Marechal Deodoro foi elogiada e apoiada pelos vereadores; pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito e pelo deputado estadual Sérgio Toledo. Para garantir ainda mais segurança às cocadeiras e aos moradores e turistas, o deputado disse que vai fazer uma indicação na Assembleia Legislativa e solicitar ao governador do Estado, Renan Filho, a construção de uma passarela em frente ao Drive da Cocada.
 
“Uma obra com uma dimensão muito grande e uma importância fundamental para aquelas que passam horas e horas na rodovia, no sol e na chuva, sem nenhuma estrutura. Vou fazer uma indicação na Assembleia para o governador fazer a passarela, porque isso vai ajudar muito e garantir a segurança de quem precisa atravessar todos os dias”, disse.
 
A solenidade foi prestigiada também pelo vice-prefeito Walter Avelino; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres; secretário municipal de Turismo, Vitor Alvim Pinto, demais secretários municipais e vereadores.
 
 
Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves