https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Denúncias de toda sorte circulam pelas redes sociais mostrando a situação caótica por que passa uma das praias mais bonitas do Brasil

A Praia do Francês depois da derrubada das barracas

 

O Senhor Reynaldo Josué de Paula, professor na Universidade Federal da Bahia, esteve aqui em Alagoas e denunciou o boicote de guias turísticos a Praia do Francês e que incentivam os mesmos a não visitá-la.

Prof. Reynaldo Josué de Paula

Reynaldo denunciou que veio para a Praia do Frances por dois dias com um grupo de 14 pessoas e “o guia nos advertiu para não entrarmos no Frances, pois a praia está sem nenhuma estrutura e nós iríamos ficar no sol, sem ter nada e isso por conta da retirada das barracas. Ele sugeriu então que deveríamos seguir para a Praia do Gunga.”

Em conversa com pessoas ligadas ao turismo, a redação deste site foi informada que os guias buscam locais que disponibilizem as costumeiras comissões dos bares e restaurantes e por isso realmente devem boicotar a Praia do Francês na sua atual condição.

Esgoto corre pela linha d’água

Em outras denúncias, encaminhadas em vídeo e áudios por empresários e moradores do povoado, foram citados que o esgoto continuou correndo a céu aberto pelas linhas d’água durante o final de semana. Eles asseguram que a prefeitura mandou um caminhão para drenar a rede, mas não adiantou nada.

Pessoas ligadas à Pousada Aconchego também deixaram registro do drama dos moradores e hóspedes.

Em outros áudios são citados que lojas e restaurantes, como Frangolino, Fika Frio, Restaurante Rimine, entre outros, ficaram durante o final de semana sem condições de funcionamento porque o esgoto estava retornando para o interior dos estabelecimentos pelos ralos.

Restaurante Padrino

Na semana passada, o restaurante Padrino também não abriu porque “a prefeitura não cumpriu o seu papel e deixou de recolher o lixo”. Hoje o estabelecimento é mais um “fechado por culpa da ineficiência da prefeitura”. Enquanto isso, ainda segundo as denúncias, o lixo é recolhido pela prefeitura dentro do Hotel Ponta Verde… “aqui é assim e quem tem moral pode”.

Para outro internauta a faixa de domínio da União (terreno de Marinha) em áreas urbanas poderia passar a ter o domínio do município, bastando o empenho do prefeito e da Câmara de Vereadores para firmar o convênio em tempo hábil.

O comentário se estende às críticas ao secretário de turismo que deveria ser alguém capacidade técnica na área.

No caso do Francês o maior problema, segundo usuários da praia, foi por, mesmo estando prevista a demolição desde março do ano passado para novembro, não ter havido nenhuma iniciativa da prefeitura para oferecer alguma condição de uso adequado àquela área.

Não obtendo uma resposta dos órgãos responsáveis na Prefeitura de Marechal Deodoro, deixamos o espaço em aberto para que  possam prestar os devidos esclarecimentos que a população requer, justificando e informando as providências que a serem tomadas.