https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

OS ESCORPIÕES

 

Um levantamento realizado por pesquisadores do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan mostrou que 75% dos acidentes com escorpiões ocorrem em áreas urbanas. O desmatamento e o crescimento desordenado das áreas urbanas fazem com que os animais procurem abrigo e alimento próximo ou dentro das residências. 

A maioria dos acidentes ocorre com os escorpiões amarelo e marrom que se adaptam facilmente a locais com escassez de saneamento básico e acúmulo de lixo e a presença de sua presa, as baratas, portanto, podem ser facilmente encontrados dentro de galerias de esgoto. Além disso, o escorpião amarelo se reproduz rapidamente e com facilidade, já que a fêmea não precisa do macho para se reproduzir, chegando a cerca de três proles por ano, com média de 20 filhotes por vez.

CUIDADOS PARA EVITAR O APARECIMENTO DE ESCORPIÕES

Segundo informações da Vigilância Sanitária, o combate ao escorpião deve ser feito com a manutenção e limpeza dos quintais e jardins, evitando plantas com muitas folhagens, além de lixos e entulhos ao redor de casa.

O QUE FAZER PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO ESCORPIÃO.

– Elimine latas e objetos que possam acumular água;

– Acabe com as baratas, pois elas são alimentos para esses animais;

– Tenha cuidado ao mexer com lenha, tijolos e entulhos;

– Não mate sapos, lagartixas e lagartos, porque eles se alimentam de escorpiões;

– Use telas ou manter fechados os ralos de pias, tanques e banheiros;

– Proteja soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia;

– Elimine frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas;

– Vistorie quintais com material de construção;

– Agite sapatos, roupas e panos úmidos antes de usar;

– Mantenha limpas e vedadas as caixas de gordura, esgoto, de redes elétrica e telefônica;

– Não acumule lixo e entulho;

– Conserve camas e berços afastados, no mínimo, dez centímetros da parede e evite que lençóis toquem o chão.

– Acione o órgão responsável da prefeitura e dedetize sua casa com veneno apropriado.

No caso de encontrar escorpiões na sua casa tome todas as medidas para evitar um acidente que, além de muito doloroso, pode ser fatal caso não seja medicado com urgência.

Mesmo assim se os escorpiões continuarem a aparecer recorra a empresas especializadas para uma dedetização adequada e profissional.

EM CASO DE PICADA

Em caso de acidentes com escorpiões, é necessário lavar o ferimento com água e sabão e fazer compressas mornas para alívio da dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo.

Segundo orientação do Corpo de Bombeiros, em caso de picada de escorpião ou qualquer animal peçonhento, mantenha a calma e peça ajuda através dos telefones de emergência. É importante levar o animal junto até o hospital para que o médico possa dar a medicação específica.

Atenção: ao encontrar um escorpião, não tente, de forma alguma, pegá-lo com as mãos e nem pisar nele. A forma mais segura é capturar o animal com um pote. Em seguida, entre em contato com o Controle de Zoonoses de sua região.

ESCORPIÃO tityus-stigmurus
ESCORPIÃO tityus-trivittatus