https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Após quase dez dias detido em Caracas, o brasileiro Jonatan Moisés Diniz, de 31 anos, foi libertado neste sábado pelo governo venezuelano e já embarcou num voo rumo a Miami, onde vive.

Foto: Blog do Magno

No Twitter, o chanceler brasileiro Aloysio Nunes confirmou a libertação, citando explicitamente sua expulsão: “O incidente envolvendo o brasileiro Jonatan Moisés Diniz foi encerrado, com sua expulsão da Venezuela”.

Na manhã deste sábado, o Itamaraty recebeu a informações de que o governo avaliava expulsar Jonatan do país. Funcionários do governo brasileiro questionaram as autoridades venezuelanas se aconteceria uma visita consular antes disso, mas não obtiveram resposta. À tarde, o Itamaraty foi comunicado que o brasileiro estava em um voo para os EUA.

MOTIVOS DA PRISÃO

Jonatan estava detido desde o fim do ano passado na sede central do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), na capital venezuelana. Esse foi o primeiro lugar onde as autoridades do consulado brasileiro o procuraram, mas num primeiro momento agentes do Sebin negaram que ele estivesse no local, chamado de “A Tumba” por ex-presos locais. Ele mora nos Estados Unidos e viajou para a Venezuela para fazer trabalhos de caridade, no fim do ano passado.

No dia de sua detenção, Diosdado Cabello, membro da Assembleia Nacional Constituinte e figura de peso dentro do chavismo, declarou que o brasileiro estava à frente de uma ONG chamada “Time to Change the Earth”. De acordo com o dirigente chavista, a ONG serviria de fachada para promover atividades contra o governo venezuelano na internet e nas ruas.

O chavismo também o acusou informalmente de ser parte do grupo “Warriors of Angels” (Guerreiros dos anjos, em português), e um dos supostos delitos cometidos por Jonatan teria sido a publicação em redes sociais de imagens de protestos contra o governo Maduro.

A sua saída só foi possível graças aos “intensos esforços” do Ministério das Relações Exteriores através da embaixada e consulado em Caracas”, explicou uma fonte brasileira.

Os familiares de Jonatan foram informados pelo Itamaraty que o filho havia sido solto, mas não têm informações sobre seu estado de saúde e nem quando conseguirão falar com o filho. Depois que chegar a Miami, Jonatan virá para o Brasil.

AGRADECIMENTO NAS REDES SOCIAIS

Renata, mãe de Jonatan, agradeceu pelo Facebook neste sábado a todos que ajudaram sua libertação, onde fez uma campanha pela inocência do filho: “Aproveito este espaço para agradecer cada palavra, cada atitude e cada abraço de todos que não mediram esforços: Itamaraty, direitos humanos, embaixada, políticos, religiosos, família, amigos, pessoas influentes e outras que continuam firme em nossa campanha”.