https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro, é um dos novos serviços com instalação de uma Unidade Móvel de Atendimento, na Praia do Francês.

Unidade Móvel da CEF na Praia do Francês – Foto Valmir Francelino

Esta unidade, aberta desde ontem (09), deve ficar funcionando até depois do carnaval, período em que os moradores e visitantes da Praia do Francês poderão contar com alguns serviços de caixa eletrônico de autoatendimento, desbloqueios e solicitações de cartões, cadastros de internet banking, entre outros 

A ideia de oferecer um maior suporte para os turistas e a população local vem sofrendo algumas críticas quanto às condições de acessibilidade para deficientes, balizadas pela  Lei nº 7.853/89 e o Decreto nº 3.298/99 e definidas na ABNT NBR 15250:2005.

Localizada no estacionamento ao final da Avenida Caravelas, principal de acesso à Praia do Francês, a agência móvel deve funcionar durante a alta temporada da região, com previsão de atender a comunidade até 14 de fevereiro. O atendimento será realizado das 09h às 14h, de segunda a sexta-feira, conforme o horário habitual da agência Manguaba, situada no Centro da cidade.

Os serviços variam desde alterações de senhas às demandas referentes ao INSS, além de criação e desbloqueios de contas, cadastro e direcionamentos dos serviços do internet banking, solicitação de cartão, entre outros.

Já o Caixa Eletrônico de Autoatendimento fica disponível de domingo a domingo, das 14h até às 22h, com serviços de saques, depósitos, consultas, extratos, pagamentos por cartão, entre outros serviços.

INACESSIBILIDADE

O problema é que o acesso à Unidade Móvel se torna praticamente impossível aos cadeirantes pelo trecho em aclive recoberto de brita e uma escada de seis (6) degraus. 

“Tem muita gente que procura as agências no período de férias, e pensando em diminuir esse fluxo, é instalada a Unidade Móvel, para facilitar o acesso do cliente, e até mesmo dar mais comodidade”, afirmou Juliana Torres, atendente da Caixa, a um site de notícias.

Escada de acesso 
Rampa 

 

 

 

 

 

POLICIAMENTO

Outro serviço que está sendo oferecido para o período de verão na Praia do Francês é a instalação de um posto da Polícia Militar que teve ainda o efetivo ampliado. Além da Unidade Móvel instalada ao lado da agência móvel, rondas estão sendo realizadas diariamente no balneário. 

VEÍCULOS NA PRAIA

Quadriciclos na da Praia. Foto das redes sociais

Tem sido flagrado, e registrado em fotos, o tráfego de veículos pela areia na faixa de praia que liga os municípios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. O local é proibido por motivos de segurança e por estarem em áreas de desova das tartarugas marinhas.

Usuários das redes sociais que frequentam a Praia do Francês estão cobrando dos órgãos responsáveis que sejam tomadas medidas efetivas para combater esta prática.