https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O Ministério da Saúde atualizou a situação da febre amarela no Brasil e definiu uma nova estratégia para a vacinação contra a doença. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, afirma que o Brasil tem estoque suficiente para vacinar toda a população recomendada nas áreas afetadas, além de garantir doses para a vacinação de rotina nos outros estados.

“É importante deixar claro que o estoque de vacina do Brasil é o maior estoque de vacina do mundo. Nenhum país tem a quantidade de vacina que nós temos para a febre amarela, principalmente porque nós temos um laboratório produtor nacional. A dose fracionada, o objetivo dela é justamente o contrário: não haver o desabastecimento. Nós precisamos vacinar mais de 20 milhões de pessoas agora, em um curto prazo de tempo, e ainda temos de manter a rotina de vacinação nos 3.600 municípios que fazem a vacinação de rotina da febre amarela. Então justamente para que não haja esse desabastecimento, é que está se adotando essa vacinação, porque se não nós teríamos que vacinar 20 milhões de pessoas, se usaria quase todo o estoque do Ministério da Saúde e as demais populações ficariam sem a vacina. Com o fracionamento nós vamos precisar utilizar um número muito menor de vacinas, garantindo a proteção e a segurança da população ao mesmo tempo mantendo os estoques estratégicos do ministério, fundamental para garantir a vacinação de toda a população brasileira”.

Quer saber mais sobre a febre amarela? Então acesse: www.saude.gov.br

 

fonte  agência do rádio