https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

É meus amigos. Mais uma vez chegou o verão e a água das torneiras foram passar as ferias em outros locais. Ao que parece, fogem daqui e procuram lugares mais calmos que os nossos balneários, escondem-se do uso comercial e da necessidade essencial dos nossos moradores.

Salvo a casa dos mais poderosos, com suas cisternas possantes e caixas d’água impositivas, a realidade de grande parte dos deodorense é acordar cedo e dormir tarde atras do líquido que não chega – ou mal chega – nas torneiras.  Na Massagueira dizem que aqui água é lenda, que nesta época vira ser encantado e foge da vista dos humanos. Ao Prefeito em exercício – que paga o pato sem compra-lo – Apenas resta o discurso solutivo, que não passa de ilusão. O PROBLEMA É MAIS EM BAIXO! Faltou investimento real em capitação e tratamento de água, não existe em Marechal uma rede eficiente de distribuição e armazenamento de água.

A Bica da Pedra não aguenta o crescimento desenfreado de tantas novas residencias, os poços de capitação já trabalham no limite de sua capacidade, as bombas não são mais suficiente para atender tantas torneiras abertas ao mesmo tempo. Temos em Marechal uma rede criada a mais de 20 anos e de lá pra cá a população praticamente triplicou! O advento da duplicação da AL-101 sul trouxe novos investimentos para nossa cidade, mas quem esteve a frente do município e do SAAE nunca se preocupou em pensar em futuro. Nosso sistema de abastecimento foi e continua sendo apenas um balcão de negócios eleitorais, afinal… O que um empresario bem sucedido sabe sobre perfuração, tratamento e distribuição de água? Isso para não falarmos o caos que é nosso sistema de esgoto e escoamento de águas fluviais. MILHÕES de dejetos na Lagoa Manguaba sendo jogados diariamente e ininterruptamente. Desse jeito não a lagoa que aguente!

Voltando a tratar sobre a falta d’água… A solução está em buscar o ouro líquido no Rio Niquim, obra já autorizada, pelo governador Renan Filho e logicamente reforçada pelo Secretário de Recursos Hídricos do estado – Irmão legitimo e inegável do atual prefeito. O problema está na morosidade em que se aplicará tal obra, visto que a curto prazo não temos solução.

É rezar para que nosso Padre Ciço Romão do Juazeiro faça chover nesse nosso sertão e que os baldes estejam descobertos para juntar água e criar mosquito. Mas esse será um outro problema que trataremos tão em breve a seca passe.